“Para este Governo, motor do crescimento é a despesa pública”, diz CDS

A líder parlamentar do CDS diz que a visão estratégica do Executivo resume-se "a gastar dinheiro público", criticando ainda o facto de a proposta do OE2021 pouco se referir ao investimento privado. 

O Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) que foi entregue pelo Governo, e negociado com os partidos de esquerda, não agrada ao CDS. Para os centristas, a visão estratégica do Executivo resume-se “a gastar dinheiro público”, criticando ainda o facto de pouco se referir ao investimento privado. Por isso, considera que este não é o Orçamento que o país precisa” e por isso o partido não deverá votar a favor.

“É manifesto que para este Governo o motor do crescimento é a despesa pública e muito pouco é dito em relação ao investimento privado ou em relação ao rendimento que fica disponível nas famílias“, lamenta Cecília Meireles esta terça-feira, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.

Assim, segundo os centristas “há uma grande desconfiança relativamente à iniciativa privada”, já que não se vê “uma única medida com relevo” relativamente aos trabalhadores por contra própria ou relativamente ao alívio fiscal. “Era importante e vital que houvesse um alívio do IRS”, sinaliza a líder parlamentar dos centristas, acrescentando que o “que há é uma mexida nas tabelas de retenção na fonte” que deverá ter um impacto de liquidez na ordem dos 200 milhões de euros e compara com o montante disponibilizado para a TAP.

Além disso, o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos acusa o Governo de preferir “continuar a apostar num preconceito contra o setor privado” e “numa divisão artificial absurda entre setor público, privado e social em pontos fundamentais” como é o caso da saúde.

Quanto ao sentido de voto do documento, o CDS assume que é “óbvio” que o caminho do CDS “diverge” do Governo, mas remete mais esclarecimentos para a conferência desta tarde do líder do CDS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Para este Governo, motor do crescimento é a despesa pública”, diz CDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião