Lisboa cai ao fim de três sessões. Galp Energia perde 2%

A bolsa nacional está a cotar em terreno negativo, com praticamente todas as cotadas no vermelho. Destaque para os títulos da Galp Energia que apresentam a descida mais acentuada desta sessão.

O dia não começou da melhor maneira em Lisboa, com a bolsa a arrancar no vermelho ao fim de três sessões consecutivas de valorizações. Esta manhã praticamente todas as cotadas nacionais estão em queda, com destaque para o setor energético. A Galp Energia está a perder 2%.

O PSI-20 segue a recuar 1,14% para 4.251,38 pontos, com praticamente todas as cotadas em queda. Ibersol e Jerónimo Martins são as únicas a escapar às perdas, com ganhos a rondar 1%.

Lisboa cai mais de 1% ao fim de três sessões de ganhos

Por Lisboa, o destaque é o setor energético, sobretudo as ações da Galp Energia. A petrolífera nacional está a desvalorizar 2,31% para 8,12 euros, naquela que está a ser a maior queda desta sessão. Este desempenho acontece numa altura em que o preço do barril de petróleo está em queda nos mercados internacionais, perdendo cerca de 0,3% para cotar em torno dos 40 dólares.

Ainda na família da energia, a EDP perde 0,85% para 4,668 euros, enquanto a EDP Renováveis recua 0,58% para 17,2 euros. Por sua vez a REN desliza 0,41% para 2,435 euros.

Entre os pesos pesados, o BCP está a desvalorizar 2,79% para 0,0766 euros, enquanto a Nos perde 0,92% para 3,0240 euros. No retalho, a Sonae está a cair mais de 1%. Nas cotadas do setor do papel, a Altri cai 1,22% para 3,72%, a Semapa recua 1,26% para 7,06 euros, enquanto a Navigator desvaloriza 0,87% para 2,04 euros.

Lisboa acompanha, assim, a tendência de perdas que se vive no resto da Europa, com as bolsas europeias estão a refletir as preocupações dos investidores quanto ao impacto do coronavírus, bem como os receios quanto à forma como os estímulos orçamentais dos Estados Unidos podem afetar a procura por ações em todo o mundo.

O Stoxx-600 está a perder mais de 1%, um dia depois de a França ter imposto recolher obrigatório em todo o país, ao mesmo tempo que outros países foram anunciando o encerramento de escolas e o cancelamento de cirurgias para tentar travar a propagação da doença. As consequências estão a ser sentidas nos vários índices europeus, como o espanhol Ibex-35 que perde 1,4% e o francês CAC-40 que recua 1,7%.

(Notícia atualizada às 8h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai ao fim de três sessões. Galp Energia perde 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião