Défices da Zona Euro aumentam quase dez vezes para conter a pandemia

Os rascunhos dos planos publicados pelos Estados-membros no site da Comissão Europeia indicam que o bloco terá um défice agregado de 976 mil milhões este ano.

As previsões de défice dos Governos da Zona Euro estão mais profundas do que nunca, numa altura em que se multiplicam os investimentos em medidas de emergência para conter a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O défice agregado é quase dez vezes mais elevado do que o do ano passado.

Os rascunhos dos planos publicados pelos Estados-membros no site da Comissão Europeia indicam que o bloco terá um défice agregado de 976 mil milhões, igual a 8,9% do produto interno bruto (PIB) este ano. Este valor é quase dez vezes superior aos níveis do ano passado, bem como às previsões de Bruxelas para este ano, nota o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Depois de um ano em que os défices previstos para os países do bloco totalizam quase um bilião, os Executivos da Zona Euro estimam que o défice vai permanecer alto mesmo perante a recuperação das economias em 2021, altura em que o défice agregado projetado é de pouco menos de 700 mil milhões, ou seja, cerca de 6% do PIB.

O pico anterior dos défices da Zona Euro ocorreu no início de 2010, segundo os dados do Banco Central Europeu (BCE), quando subiram para 6,6% do PIB. Ainda assim, ainda não soaram muitos sinais de alarme quanto ao aumento nos gastos dos Governos e nos níveis de dívida, nomeadamente numa altura em que os países como Itália e Grécia são impulsionados pelo programa de compra de títulos do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défices da Zona Euro aumentam quase dez vezes para conter a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião