Duas portuguesas nomeadas para prémio europeu de inovação

Joana Isabel dos Santos e Ana Machado Silva estão entre os nomeados para os Prémios EIT 2020 com os projetos iLoF e Zero Defeitos 4.0, respetivamente.

As portuguesas Joana Isabel dos Santos e Ana Machado Silva fazem parte da lista dos 28 empreendedores nomeados para o prémio de inovação europeu pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

Joana Isabel dos Santos está nomeada para o prémio “EIT Woman”, que premeia mulheres empreendedoras, pela solução que está a desenvolver na iLoF (intelligent Lab on Fiber). A tecnologia deteta biomarcadores de várias doenças neurodegenerativas, criando ‘impressões digitais’ óticas representativas do fenótipo de um paciente e fase da doença. De acordo com a sinopse do projeto, “ao melhorar a eficácia do rastreio e a estratificação de doentes de Alzheimer para ensaios clínicos, o iLoF contribui para encontrar uma cura para a doença”.

Ana Machado Silva é outra das portuguesas que está entre os nomeados para o prémio “EIT Innovators” com o projeto Zero Defeitos 4.0. O projeto que está a desenvolver em conjunto com a Sonae Arauco consiste num sistema de apoio à decisão que conduz a um melhor nível de qualidade do produto (tendencialmente para zero defeitos) enquanto aumenta a eficiência da produção e torna o desenvolvimento da produção mais ágil e eficiente em termos de custos.

Até ao momento, o projeto iLoF já angariou dois milhões de euros e venceu alguns prémios entre eles o Global Deep-Tech do Female Founders Competition 2020, o Future Unicorn Award no Digital Freedom Festival & Rockstart 2019, o Altice International Innovation Award 2019 e o EIT HealthKIC Jumpstarter Programme Winner 2019. Já o projeto Zero Defeitos 4.0 angariou mais de meio milhão de euros.

Os candidatos selecionados irão concorrer em quatro categorias: o prémio “EIT Venture”, que premeia empresas startup e scale-up excelentes, o prémio “EIT Change” que reconhece os melhores diplomados dos programas de educação empresarial do EIT, o prémio “EIT Innovators” para indivíduos e equipas que desenvolveram produtos inovadores de elevado impacto, e por fim, o prémio “EIT Woman”, que coloca a tónica nas mulheres empresárias e líderes inspiradoras.

O primeiro lugar de cada categoria recebe um prémio monetário no valor de 500 mil euros, o segundo lugar recebe 20 mil euros e o terceiro dez mil euros. Os candidatos vão apresentar as suas inovações no dia 8 de dezembro e os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios a 9 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duas portuguesas nomeadas para prémio europeu de inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião