Mais de metade das PME europeias em risco nos próximos 12 meses

  • ECO
  • 22 Outubro 2020

Mais de metade das pequenas e médias empresas europeias estão em risco de falência se as receitas não subirem nos próximos meses.

A pandemia praticamente parou o negócio. As empresas, nomeadamente as pequenas e médias, tentam adaptar-se à nova realidade, mas o contexto é extremamente desafiante. De tal forma que, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey, mais de metade das PME europeias estão em risco de falência nos próximos 12 meses. É uma ameaça à economia da região tendo em conta que estas PME empregam dois terços dos trabalhadores europeus.

Segundo o inquérito realizado junto de 2.200 empresas das maiores economias europeias, citado pela agência Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês), uma em cinco empresas em Itália e França esperam entrar em insolvência dentro de seis meses.

Com a pandemia a ter um impacto forte no negócio, 70% das empresas reportaram receitas mais baixas. Estes números são mais elevados em Itália e Espanha, dois dos países europeus mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Os empresários manifestaram maiores receios com o aumento dos incumprimentos no crédito e destacaram a importância dos regimes de lay-off para combater os efeitos da crise pandémica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade das PME europeias em risco nos próximos 12 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião