Os números da pole position de Lewis Hamilton

  • Jorge Girão
  • 24 Outubro 2020

Hamilton parte da pole position, sendo o grande favorito ao triunfo no Grande Prémio de Portugal. Se vencer, num dia que promete chuva, passará a ser o piloto com maior número de vitórias da F1.

Lewis Hamilton conquistou a pole position para edição deste ano do Grande Prémio de Portugal, sua 97ª na Fórmula 1, surpreendendo Valtteri Bottas, o seu colega de equipa, que dominara até então todo o evento.

O traçado do Autódromo Internacional do Algarve tem um perímetro de 4,653 quilómetros, ao longo dos quais tem 15 curvas e uma reta de 969 metros, a maior.

Este foi o palco onde este sábado os 20 pilotos que compõem o plantel do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 se digladiaram para garantirem a melhor posição possível na grelha de partida e, no final do dia, foi Hamilton que se impôs.

O inglês da Mercedes, apesar das 15 curvas, algumas delas negociadas a menos de 150Km/h, garantiu a pole position com a marca de 1m 16,652s, o que lhe permitiu ostentar uma impressionante velocidade média de 218,530 Km/h. Na reta da meta, onde são registadas as velocidades mais elevadas na pista algarvia, atingiu 327 Km/h, antes de se empenhar na primeira curva, realizada a fundo, mas nem sequer foi o melhor neste exercício, tendo sido Carlos Sainz, em McLaren Mercedes, quem assinou a velocidade mais elevada – 330 Km/h.

O líder do Campeonato de Pilotos deixou o seu colega de equipa a 0,102s, o que significa que, se os dois iniciassem as respetivas voltas ao mesmo tempo, Bottas estaria 6,18 m atrás de Hamilton, quando este cruzou a linha de meta. Uma diferença quase negligenciável no dia-a-dia, mas que na Fórmula 1 faz toda a diferença.

A pequena diferença entre os dois não terá sido fácil de digerir pelo finlandês, que tinha sido o mais rápido em todas as sessões de treinos livres, três, e nos dois primeiros segmentos da qualificação – está dividida em três – parecendo ter um ascendente sobre Hamilton.

Contudo, quando contou, foi o Campeão do Mundo que se impôs relegando o seu colega de equipa para segundo.

A corrida de domingo, com início previsto para as 13h10, será composta por 66 voltas, o que totaliza 306,826 quilómetros de distância que deverão ser cobertos em cerca de hora e meia, caso o Safety Car não intervenha.

Porém, existe a possibilidade de a chuva visitar o Autódromo Internacional do Algarve na tarde de domingo, o que alterará os dados do jogo. Ainda assim, Lewis Hamilton parte como o grande favorito ao triunfo no Grande Prémio de Portugal de 2020, o que, a concretizar-se, torná-lo-á no mais vitorioso piloto da história da Fórmula 1, com 92 vitórias contra 91 de Michael Schumacher.

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

De que forma pode contribuir para a sustentabilidade do ECO? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Os números da pole position de Lewis Hamilton

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião