Pandemia leva a queda de 5,3% no poder de compra dos europeus

Liechtenstein, Suíça e Luxemburgo encontram-se no topo da tabela dos países europeus com mais poder de compra, em 2020.

Com a pandemia, o dinheiro disponível nos bolsos europeus ficou mais reduzido. O poder de compra per capita médio da Europa é de 13.894 euros, o que representa uma queda nominal de quase 5,3% em 2020, face ao valor do ano passado, mostram os dados da GfK Portugal divulgados esta segunda-feira.

No seu todo, os europeus têm pouco menos de 9,5 biliões de euros disponíveis em 2020, revela a empresa de estudos de mercado, em comunicado. O GfK Purchasing Power Europe 2020, que analisou 42 países, coloca Liechtenstein no topo da tabela dos países europeus com mais poder de compra, de 64.240 euros per capita, situando-se 4,6 vezes acima da média europeia.

Seguem-se a Suíça e o Luxemburgo, a completar o pódio. Enquanto o primeiro regista 41.998 euros per capita, o segundo contabiliza um poder de compra per capita de 34.119 euros. No top 10 daqueles com mais riqueza disponível encontram-se ainda países nórdicos como a Islândia, Noruega, Dinamarca e Suécia.

A única nova entrada neste ranking é a Irlanda, que passou da 12.ª posição para a 9.ª, retirando o lugar à Finlândia, que deixou assim de figurar entre os dez países europeus com mais poder de compra. No extremo oposto, é a Ucrânia que se encontra no fim da tabela, com um poder de compra per capita de 1.703 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia leva a queda de 5,3% no poder de compra dos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião