Galp em mínimos de mais de uma década leva bolsa a cair 1%

As bolsas europeias não conseguiram sustentar os ganhos registados no arranque da sessão, estando a perder valor face à ameaça da Covid-19. Lisboa já cai 1%, pressionada por mais um deslize da Galp.

Foi sol de pouca dura. A bolsa nacional tinha entrado na penúltima sessão da semana a recuperar das perdas do dia anterior, mas inverteu a tendência e está agora a cair em torno de 1%. Só mesmo a EDP Renováveis impede uma queda mais expressiva, valorizando em reação aos resultados que divulgou esta quinta-feira.

Depois das quedas expressivas de quarta-feira, perante os renovados receios por causa do coronavírus, as bolsas europeias continuam sem dar sinal de alívio. Enquanto o pan-europeu Stoxx 600 perde 0,39%, o espanhol IBEX-35 recua 1,67%, o francês CAC-40 perde 0,80% e o alemão DAX cede 0,28%.

Em Portugal, o PSI-20 cai 0,98%, para 3.850,66 pontos, pressionado uma vez mais pelo fraco desempenho da Galp Energia. As ações da petrolífera caem 2,83%, para 6,668 euros, negociando em mínimos de mais de uma década.

Cotação das ações da Galp na bolsa de Lisboa:

Também o banco BCP contribui para o deslize da bolsa nacional, cedendo 1,42%, para 6,93 cêntimos por ação. Os CTT perdem 2,77% e a Navigator regista o pior desempenho de entre as cotadas, com uma queda superior a 3%.

Na energia, a EDP desvaloriza 0,65%, para 4,14 euros. Em contrapartida, a EDP Renováveis está a “salvar” a bolsa portuguesa de perdas superiores. A empresa de energia limpa ganha 2,33%, para 15,82 euros, depois de revelar lucros de 319 milhões de euros até setembro, uma queda de apenas 7% face ao ano passado.

Escreve-se assim mais um dia de quedas nas bolsas, perante a contínua propagação do novo coronavírus pela Europa e EUA. Os números de novas infeções diárias têm atingido recordes em vários países, tendo sido aplicados novos confinamentos e recolher obrigatório em alguns dos maiores países europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp em mínimos de mais de uma década leva bolsa a cair 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião