Lisboa acompanha Europa. BCP e energia puxam pelo PSI-20

Bolsa de Lisboa está em terreno positivo, acompanhando a tendência positiva dos restantes mercados da Europa. BCP e cotadas ligadas ao setor energético estão em destaque.

As bolsas europeias continuam a recuperar o “fôlego”, num movimento de correção face às quedas abruptas de grande parte dos índices do Velho Continente na semana passada. Lisboa acompanha a tendência vivida na Europa, com os títulos do BCP, a avançarem cerca de 2%, e as cotadas ligadas ao setor energético em destaque.

Na Europa, o Stoxx 600 valoriza 0,6%, enquanto o britânico FTSE 100 ganha 0,9%, o francês CAC-40 soma 0,7% e o espanhol Ibex-35 valoriza 0,5%. Lisboa acompanha o sentimento positivo vivido nas praças europeias, com o PSI-20 a avançar 0,99% para os 4,059.010 pontos. Entre os “pesos pesados”, a puxar pelo índice de referência nacional está o BCP. O banco liderado por Miguel Maya avança 1,95% para os 7,83 cêntimos.

No setor energético, a Galp Energia soma 1,40% para 7,398 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. O barril de Brent sobe 0,36% para 39,11 dólares, enquanto o WTI avança 0,49% para 36,99 dólares.

A EDP valoriza 1,52%, para 4,33 euros, enquanto a REN soma 1,32%, para 2,3050 euros. Os títulos da EDP Renováveis, por seu lado, seguem inalterados.

No retalho, a Jerónimo Martins avança 0,29% para os 13,88 euros, um dia depois de anunciar que, afinal, não vai cortar na distribuição de dividendos. Vai dar 86,7 milhões de euros em dividendos extraordinários aos acionistas.

Nota positiva ainda para os títulos dos CTT que valorizam 1,35% para os 2,25 euros. Ainda assim, a maior valorização do PSI-20 é da Pharol, que avança 6,83% para cotar nos 9,64 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha Europa. BCP e energia puxam pelo PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião