CDS diz que apoios a fundo perdido são positivos, mas podem não ser suficientes

O CDS diz reconhecer "um ou outro bom sinal" no novo pacote de apoios à atividade económica anunciado pelo Governo.

O novo pacote de apoios às empresas e ao emprego anunciado pelo Governo tem “um ou outro bom sinal“, sublinha o CDS. Em conversa com o ECO, o deputado João Gonçalves Pereira diz considerar positiva a disponibilização de ajudas a fundo perdido, sublinhando ainda assim que, se tivessem sido lançadas há alguns meses, poderiam ter permitido salvar algumas empresas.

O parlamentar lembra, além disso, que o CDS há muito que defendia o lançamento de apoios a fundo perdido e frisa que agora é preciso esclarecer melhor como irão funcionar as ajudas lançadas pelo Governo. “Importa saber como vão ser operacionalizadas”, afirma João Gonçalves Pereira.

Apesar de considerar estes apoios positivos, o deputado considera que arriscam chegar tarde demais ou não ser menos suficientes face às necessidades das empresas. “Podem ficar aquém das necessidades”, considera o centrista.

O Governo anunciou na quinta-feira a disponibilização de 1.550 milhões de euros às empresas, em créditos e apoios a fundos perdidos. Desse total, 750 milhões de euros são para subsídios a fundo perdido para micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela pandemia.

O restante valor divide-se em duas linhas de crédito (750 milhões de euros para a indústria exportadora e 50 milhões de euros para as empresas de apoio a eventos), podendo uma parte desses empréstimos ser convertida em apoios a fundos perdidos. Tudo somado, dos 1.550 milhões de euros, 910 milhões podem ser disponibilizados a fundo perdido.

O deputado João Gonçalves Pereira defende, por outro lado, que a carga fiscal deveria reduzida para ajudar as empresas e segurar o emprego. E avisa que é preciso “começar a pensar no momento de saída” as medidas de lay-off. Isto numa altura em que o Governo já disse que quer prolongar para 2021 o apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CDS diz que apoios a fundo perdido são positivos, mas podem não ser suficientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião