Vem aí uma máscara que muda de cor quando perde o efeito

A "HydroMask" vai contar um sistema de sinalização de saturação de humidade que avisa o utilizador quando deve substituir a máscara. Protótipo final deve ficar concluído no final do ano.

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi) juntamente com a têxtil Oldtrading estão a desenvolver uma máscara reutilizável com um sistema de deteção de humidade que muda de cor quando precisa ser substituída.

“A máscara incorporará um sistema em que, na face externa, ocorrerá uma mudança percetível da cor desse mesmo sistema e indicará ao utilizador o momento em que deverá substituí-la, sob pena da sua eficácia poder ficar comprometida”, esclarecem os responsáveis do projeto do Centro de Nanotecnologia, em comunicado.

A máscara intitulada de “HydroMask” ainda é um protótipo, mas o objetivo é que esteja concluído no final do ano e que chegue ao mercado “brevemente”. A produção das máscaras ficará ao encargo da Oldtrading, empresa têxtil especializada em tecnologia seamless.

Com o aumento do número de infetados por Covid-19 em Portugal e com o mundo a enfrentar a segunda vaga da pandemia, o Centro de Nanotecnologia, que conta com uma equipa composta por mais de 100 colaboradores, destaca a importância das “soluções tecnológicas inovadoras e eficazes que reforcem a defesa dos profissionais e da comunidade em geral” no combate à pandemia.

Este projeto foi cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e recebeu um investimento de 144 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vem aí uma máscara que muda de cor quando perde o efeito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião