Allianz sobe lucros 6% e bate estimativas de analistas no 3º trimestre

  • ECO Seguros
  • 10 Novembro 2020

O resultado de janeiro a setembro sofreu forte impacto da Covid-19. O grupo segurador alemão anuncia que desiste de concluir programa anual de recompra de capital próprio.

A Allianz registou resultados líquidos de 2,06 mil milhões de euros (descontando interesses minoritários) no terceiro trimestre de 2020, apontando incremento de 5,9% face ao lucro de um ano antes e a superar largamente estimativas antecipadas por diversas casas financeiras, anunciou a gigante germânica.

O volume de negócios consolidado diminuiu 6,1%, para 31,4 mil milhões de euros, com o resultado operacional a descer 2,6%, para 2,9 mil milhões e a refletir declínio no resultado gerado pelos seguros P&C e pelo negócio de gestão de ativos. O rácio combinado (indicador de eficiência que toma como referência a área Property & Casualty) deteriorou-se em 0,2 pontos, para se situar nos 94,5%.

No entanto, o negócio P&C (Propriedade e Danos) gerou resultado operacional (-2,4% para 1,31 mil milhões) superior ao dos ramos Life & Health (Vida e Saúde), que gerou 1,12 mil milhões de euros, a crescer 3,4% em variação homóloga.

Os números da Allianz SE para o conjunto dos primeiros nove meses de 2020 indicam receita total a descer 1,9%, mas próxima dos 105 mil milhões de euros, descendo 5% nos ramos Life/Health, para 53,1 mil milhões e a subir 1,4%, para 46,7 mil milhões de euros em P&C, suportado pelo desempenho atribuído à Allianz Partners, à subsidiária Euler Hermes e à operação em Itália. O lucro operacional recuou 14,6%, para cerca de 7,78 mil milhões, enquanto o resultado líquido (atribuível) caiu 17,6%, para 4,99 mil milhões de euros.

A quebra no resultado operacional reflete sobretudo o impacto negativo da pandemia de Covid-19, que a companhia fixa em 1,3 mil milhões de euros no termo dos primeiros nove meses do exercício. A evolução do lucro operacional foi ainda influenciada pela diminuição do resultado na atividade de subscrição e do fraco desempenho no investimento, explica o grupo segurador alemão.

No mesmo comunicado em que a Allianz informa que o programa anual de recompra de capital (share buyback), até agora suspenso devido às incertezas geradas pela pandemia, é definitivamente descontinuado (quando faltava completar por um montante de 750 milhões de euros), Oliver Baete, CEO da Allianz SE, comenta: “Apresentámos resultados sólidos num ambiente que se mantém desafiante.”

No fecho de setembro, o rácio combinado piorou 1,9%, elevando-se aos 96,0%, enquanto o rácio de capitalização (Solvência II) desnivelou 20%, sendo calculado em 192%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz sobe lucros 6% e bate estimativas de analistas no 3º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião