Espanhola Atrys Health compra portuguesa Lenitudes por 17 milhões de euros

  • Lusa
  • 10 Novembro 2020

O grupo espanhol chegou a acordo “com a empresa espanhola de capital de investimento MCH Private Equity para a compra do grupo português Lenitudes". Operação está avaliada em 17 milhões de euros.

A espanhola Atrys Health, que atua na área do diagnóstico e tratamento médico, comprou a portuguesa Lenitudes, da área de saúde e serviços médicos, por 17 milhões de euros, segundo informação prestada pela empresa e pelo mercado BME.

Em comunicado, o grupo espanhol indicou que tinha chegado a acordo com “com a empresa espanhola de capital de investimento MCH Private Equity (“MCH”) para a compra do grupo português Lenitudes, que opera no setor da saúde e serviços médicos”.

Por sua vez, a BME, um mercado onde estão cotadas pequenas e médias empresas espanholas, indicou que a operação está avaliada em 17 milhões de euros.

“O grupo Lenitudes oferece uma gama completa de serviços em radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia e outros serviços de oncologia clínica”, indicou a o grupo espanhol, por sua vez, detalhando que “a operação envolve a incorporação da MCH, um dos maiores grupos privados de capital de investimento de Espanha, como um dos acionistas de referência da Atrys”.

Com esta aquisição, a Atrys iniciará a sua expansão europeia com a entrada em Portugal, que será o seu segundo mercado no continente. A compra da Lenitudes ampliará também a sua presença nos mercados de língua portuguesa, uma vez que em agosto já tinha adquirido a empresa brasileira AxisMed”, lê-se na mesma nota.

O comunicado divulgado pela BME aponta também para estimativas de que em 2021 a Lenitudes irá contribuir com 16 milhões de euros para o volume de negócios consolidado da Atrys e que o processo de integração das duas empresas deverá estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano.

A Lenitudes conta com cinco centros de oncologia e radioterapia, em Portugal. “A unidade principal é um centro de elevado valor acrescentado e tratamento integral de doenças oncológicas, um site de referência em Portugal e na Europa, localizado em Santa Maria da Feira”, revelou o grupo espanhol.

Além disso, a empresa portuguesa é composta “por um centro de medicina molecular em Braga, um centro de diagnóstico por imagem e gastroenterologia no Porto, um centro de medicina molecular no Porto e um centro de radioterapia em Évora. Nas suas clínicas, a Lenitudes realizou em 2019 mais de 100.000 atos médicos, incluindo 15.000 exames de medicina nuclear, 30.000 atos médicos de radioterapia e 50.000 atos de diagnóstico por imagem”, de acordo com o comunicado da Atrys.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Atrys Health compra portuguesa Lenitudes por 17 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião