5 coisas que vão marcar o dia
É dia de votações no Parlamento. O Orçamento do Estado para 2021 vai ser votado, proposta a proposta, pelos deputados, a partir desta sexta-feira.
Os olhos estão postos no Parlamento, esta sexta-feira. De manhã, os deputados vão debater a renovação do estado de emergência. E mais tarde, começarão a votar, proposta a proposta, o Orçamento do Estado. A Fitch vai divulgar um relatório sobre a dívida nacional e a Ibersol vai apresentar resultados. E a AICEP promove uma discussão sobre as exportações e o investimento.
Votações do Orçamento do Estado arrancam
Esta sexta-feira, os deputados começam a votar, proposta a proposta, o Orçamento do Estado. As votações prolongar-se-ão pelos próximos dias, estando marcada para 26 de novembro a votação final global. A aprovação do Orçamento do Estado ainda não está garantida, já que as bancadas que viabilizaram o documento na generalidade avisaram que só com avanços na especialidade repetiriam as suas posições favoráveis.
Estado de emergência em discussão na AR
Esta sexta-feira é dia de debate parlamentar sobre a proposta de renovação do estado de emergência enviada pelo Presidente da República, após ter ouvido o Governo. Nesse âmbito, estão previstas medidas diferenciadas em função do grau de risco de cada concelho. E o novo decreto proposto por Marcelo Rebelo de Sousa diferencia-se do que está atualmente em vigor também porque prevê a possibilidade de encerramento de estabelecimentos pelas autoridades, bem como o impedimento de despedimentos no Sistema Nacional de Saúde (SNS). O Chefe de Estado deverá fazer uma comunicação ao país às 20h00 sobre esta renovação do estado de emergência.
Fitch divulga relatório sobre a dívida nacional
A Fitch — que coloca o país atualmente em BBB (segundo degrau acima do limiar de “lixo”) com perspetiva estável — vai divulgar esta sexta-feira um relatório sobre a dívida nacional. Os juros da dívida em mínimos históricos são um ponto a favor de Portugal, num cenário de elevada incerteza, nomeadamente sobre o peso da recessão e a rapidez com a bazuca europeia começará a apoiar a retoma da economia portuguesa.
Ibersol apresenta resultados
A Ibersol apresenta resultados, esta sexta-feira, após o fecho das negociações em bolsa. Em junho, a empresa já avisava que, face ao impacto da pandemia, era expectável uma quebra de 30% no volume de negócios deste ano. Durante a primavera, a Ibersol foi forçada a encerrar grande parte dos seus restaurantes por causa do confinamento do país, o que prejudicou fortemente as suas contas.
Exportações e investimento em discussão
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) promove, esta sexta-feira, a conferência “Exportações & Investimento”, no âmbito da qual o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, irá apresentar o Programa Internacionalizar 2030. O evento contará também com uma intervenção do presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, sobre o impacto da pandemia no comércio externo. A conferência pode ser acompanhada online.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}