Preços da luz descem no primeiro semestre em Portugal e na Europa

Em Portugal, os preços da eletricidade, com impostos e taxas situaram-se na primeira metade do ano nos 21,2 euros por 100kWh, ligeiramente abaixo de 2019.

Boas notícias para as famílias europeias. De acordo com os números mais recentes do Eurostat, no primeiro semestre de 2020, os preços médios da eletricidade diminuíram ligeiramente para 21,3 euros por 100 kWh, em comparação com mesmo período do ano passado (21,6 euros por 100 kWh). Já os preços médios do gás na UE mantiveram-se estáveis nos 6,6 euros por 100 kWh entre janeiro e junho de 2020.

Em Portugal, os preços da eletricidade, com impostos e taxas situaram-se na primeira metade do ano nos 21,2 euros por 100kWh, ligeiramente abaixo de 2019. Em igual período do ano passado este valor estava nos 21,5 euros, tendo depois subido para 21,8 no segundo semestre de 2019.

Sem impostos, em Portugal estes valores caem a pique 54% para apenas 11,4 euros por 100 kWh, mostram os dados do Eurostat. Em 2019, este valor era de 11,8 euros, ligeiramente acima, o que indica que os preços da energia estão a descer. “A componente de taxas e impostos é a quarta mais elevada da Europa, essencialmente devido aos designados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), que resultam de opções de política energética e que representam 27% do preço final”, revela a ERSE.

O regulador nacional conclui que no 1º semestre de 2020 Portugal registou uma descida dos preços de eletricidade no segmento doméstico (-1,4%), face ao semestre homólogo de 2019. No entanto, no segmento não-doméstico observou-se uma subida dos preços de eletricidade (+2%), de acordo com o Boletim Comparação de Preços de Eletricidade Eurostat.

Diz o regulador que para os consumidores domésticos observam-se preços médios superiores em Espanha, na Área do Euro e na média dos países da União Europeia (cerca de 12%, 7% e 0,5% acima dos de Portugal). Para consumidores não-domésticos apenas os preços médios em Espanha são ligeiramente inferiores aos observados em Portugal.

Revelam os dados do Eurostat que os preços da eletricidade caíram em 16 Estados-membros durante a primeira metade do ano, enquanto os preços do gás caíram em 18 dos 24 países da UE que reportam os preços do gás natural no setor doméstico.

Os impostos e as taxas representaram 40% das contas de eletricidade cobradas às famílias europeias, enquanto no gás natural esta percentagem chegou a um terço da fatura (33%).

Maior descida do preço da luz na Holanda, maior subida na Lituânia

Entre o primeiro semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020, as maiores quedas nos preços da eletricidade para as famílias, em moedas nacionais, foram observadas na Holanda (-31,0%), país seguido pela Letónia (-12,8%), Eslovénia (-11,4%), Suécia (-10,0%) e Estónia (-8,9%).

As reduções de impostos impulsionaram largamente a redução de preços na Holanda, enquanto o custo da energia foi o principal fator para as reduções de preços na Letónia, Eslovénia, Suécia e Estónia. Em contrapartida, o maior aumento foi registado na Lituânia (+13,6%), à frente da Polónia (+12,9%), Luxemburgo (+10,5%), Roménia (+9,1%) e Checa (+8,0%). O custo da energia foi o principal fator para estes aumentos.

Expressos em euros, os preços médios da eletricidade para uso doméstico no primeiro semestre de 2020 foram mais baixos na Bulgária (dez euros por 100 kWh), Hungria (10,3 euros) e Estónia (12,4 euros) e mais altos na Alemanha (30,4 euros), Dinamarca (28,3 euros) e Bélgica (27,9 euros).

Preço do gás cai na Letónia e aumenta na Holanda

Entre um ano e o outro, as maiores quedas dos preços do gás doméstico, em moedas nacionais, foram observadas na Letónia (-29,4%), Lituânia (-19,8%), Suécia (-16,0%) e Portugal (-15,4%). As reduções de impostos impulsionaram principalmente a redução na Suécia. O custo da energia foi o principal fator para a redução dos preços na Letónia, enquanto ambos afetaram os preços na Lituânia e em Portugal.

Em contrapartida, o maior aumento foi registado na Holanda (+8,0%), à frente de França (+7,3%) e da Croácia (+5,2%). Os aumentos de impostos afetaram principalmente o aumento de preços na Holanda. Por outro lado, o custo da energia foi o principal fator para os aumentos em França e na Croácia.

Expressos em euros, os preços médios do gás doméstico no primeiro semestre de 2020 foram mais baixos na Letónia, Hungria e Roménia (3,2 euros por 100 kWh) e Lituânia (3,6 euros) e mais altos na Holanda (10 euros), Suécia (9,8 euros), França (7,9 euros) e Dinamarca (7,5 euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da luz descem no primeiro semestre em Portugal e na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião