Portugal recebe terça-feira primeira tranche do programa SURE, no valor de 3.000 milhões de euros

  • ECO
  • 30 Novembro 2020

A primeira tranche do programa SURE chega esta terça-feira a Portugal. Empréstimo de 3.000 milhões de euros irá financiar medidas de apoio às empresas e ao trabalho.

A presidente da Comissão Europeia revelou à RTP que a primeira tranche do programa SURE será transferida para Portugal já esta terça-feira, no valor de 3.000 milhões de euros. O empréstimo destina-se a apoiar trabalhadores e empresas e o programa tem um valor global de 5.900 milhões.

“Tenho boas noticias para Portugal, porque amanhã [terça-feira] Portugal irá receber a primeira tranche do programa SURE, que disponibilizará 3.000 milhões de euros a Portugal”, disse Ursula von der Leyen, em declarações transmitidas pela estação pública de televisão.

A líder europeia explicou que o programa SURE “apoia empresas e trabalhadores”. “Diz às empresas, não despeçam os trabalhadores, mesmo que não haja trabalho suficiente a fazer. Mantenham-nos nas empresas”, disse Ursula von der Leyen.

“Iremos subsidiar os salários para que as empresas saudáveis sobrevivam e, quando a crise acabar e o mercado recupere, estas possam aceitar as encomendas, porque têm já o pessoal habilitado”, concluiu a presidente da Comissão Europeia.

A expectativa do Governo português era de que esta primeira tranche chegasse em novembro.

O SURE é uma das três “redes de segurança” do pacote de resposta de emergência à crise provocada pela pandemia da Covid-19, orçado num total de 540 mil milhões de euros, acordado pelos ministros das Finanças da zona euro e da UE e aprovado num Conselho Europeu celebrado em 23 de abril.

Além do programa SURE, a “rede de segurança” para trabalhadores, o pacote é constituído por uma “rede” para as empresas – um fundo de garantia pan-europeu do Banco Europeu de Investimento – e outra para os Estados, a linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade, através da qual os Estados-membros podem requerer até 2% do respetivo Produto Interno Bruto (PIB) para despesas direta ou indiretamente relacionadas com cuidados de saúde, tratamentos e prevenção da Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal recebe terça-feira primeira tranche do programa SURE, no valor de 3.000 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião