Morreu Eduardo Lourenço, ensaísta e conselheiro de Estado. Primeiro-ministro marca dia de luto nacional

  • Lusa e ECO
  • 1 Dezembro 2020

O ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, morreu esta terça-feira em Lisboa. O primeiro-ministro marcou para esta quarta-feira um dia de luto nacional.

O ensaísta Eduardo Lourenço, de 97 anos, morreu esta terça-feira em Lisboa. Era conselheiro de Estado e considerado um dos grandes pensadores portugueses, assim como o maior ensaísta português do século XX. Nasceu em Almeida, na Beira Baixa, a 23 de maio de 1923.

A RTP recorda que Eduardo Lourenço era também professor, filósofo, escritor, crítico literário e interventor cívico, tendo sido várias vezes galardoado e distinguido.

“Eduardo Lourenço foi, desde o início da segunda metade do século passado, o nosso mais importante ensaísta e crítico, o nosso mais destacado intelectual público.” É assim que Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, começa por reagir à notícia da morte de Eduardo Lourenço.

“Tendo vivido durante décadas em França, e sendo estruturalmente francófilo, poucos foram os ‘estrangeirados’ tão obsessivos na sua relação com os temas portugueses, com a cultura, identidade e mitologias portuguesas, com todos os seus bloqueios, mudanças e impasses”, continuou o chefe de Estado, numa extensa nota publicada no site da Presidência.

O Presidente da República, que no final das cerimónias do 1 de dezembro assinalou que Eduardo Lourenço representou “um século de serviço à pátria”, acrescentou ainda que “ninguém entre nós pensou a Europa e Portugal em conjunto, sem excecionalismos nem deslumbramentos, numa linha de fidelidade ao humanismo crítico de um dos seus mestres, Montaigne”.

“Vencedor de diversos prémios, incluindo o Pessoa e o Camões, distinguido por quatro vezes com ordens nacionais, e também reconhecido no estrangeiro, o Prof. Eduardo Lourenço deu-me a honra de integrar o Conselho de Estado”, disse o chefe de Estado, que termina com as “sentidas condolências” à família “pela perda deste amigo, deste sábio, desta figura essencial do Portugal que vivemos”.

“É um momento de grande tristeza. Amanhã será dia de luto nacional. É com grande saudade que nos deixa e é um grande convite também para conhecer a sua obra”, anunciou, por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Eduardo Lourenço, ensaísta e conselheiro de Estado. Primeiro-ministro marca dia de luto nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião