Fed alerta que atividade económica diminuiu em várias regiões dos EUA

  • Lusa
  • 3 Dezembro 2020

Surgimento de casos do novo coronavírus travou a atividade económica. Quatro regiões dos EUA reportaram “pouco ou nenhum crescimento” em novembro, nota a Fed.

Um relatório da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) revela que a atividade económica diminuiu em várias regiões do país, em novembro, com o surgimento de casos do novo coronavírus.

O relatório refere que, de uma forma geral, os 12 bancos regionais da Fed caracterizaram a expansão económica como “modesta ou moderada”, mas realça que três regiões do médio oeste e a região de Filadélfia reportaram que a atividade começou a abrandar no início de novembro à medida que surgiam novos casos de Covid-19.

Quatro distritos reportaram “pouco ou nenhum crescimento” nesse mês, enquanto cinco outros referiram que a atividade permaneceu bem abaixo dos níveis anteriores à pandemia nalguns setores.

O relatório mostra ainda que a recuperação continua a ser desequilibrada entre muitos setores da economia, com a manufaturação, a construção e as vendas de imobiliário entre os que estão a obter melhores resultados, apesar de os bancos referirem que tem havido deterioração nos seus créditos, especialmente aos retalhistas e às indústrias do lazer e hotelaria.

O Livro Bege da Fed será usado pelos representantes da instituição na sua última reunião do ano, nos dias 15 e 16 de dezembro, quando discutirem as possíveis alterações às políticas das taxas de juro.

Em resposta à profunda recessão provocada pelo novo coronavírus, a partir de março, a Fed reduziu a sua taxa de juros para mínimos históricos e comprou milhares de milhões de dólares em títulos do tesouro e títulos assegurados por hipotecas para baixar as taxas a longo prazo.

Prevê-se que a Fed mantenha as taxas de juro extremamente baixas durante os próximos três anos, mas também pode decidir, já este mês, expandir o apoio que tem fornecido através dessa compra de títulos, especialmente se o Congresso norte-americano não aprovar mais leis de alívio económico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed alerta que atividade económica diminuiu em várias regiões dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião