Taxa de carbono vai aumentar combustíveis em até um cêntimo

Aumento ligeiro da taxa de carbono segue-se a um forte agravamento definido este ano, em que o valor desta taxa praticamente duplicou.

São vários os impostos pagos por cada litro de combustível com que se abastece o depósito do automóvel. Um deles é a taxa de carbono, que vai voltar a aumentar no próximo ano. Em vez de o fazer à última hora, desta vez o Governo definiu já a taxa do adicionamento sobre as emissões que, contudo, terá um impacto limitado nos preços da gasolina e do gasóleo.

De acordo com o Decreto-lei publicado esta sexta-feira em Diário da República, a taxa do adicionamento sobre as emissões vai passar de 23,619 euros por tonelada de CO2 para 23,921 euros por tonelada de CO2. É um aumento ligeiro que se segue a um forte agravamento definido este ano, em que o valor desta taxa praticamente duplicou.

Esta taxa traduz-se, depois num custo sobre cada 1.000 litros de combustível, variando em função de qual deles. No caso da gasolina, em 2021 será de 54,34 euros/1.000 litros, sendo de 59,20 euros no diesel.

Comparando com os valores praticados este ano, de 53,65 euros e 58,45 euros, no caso da gasolina e do gasóleo, respetivamente, percebe-se que o impacto da atualização realizada será reduzido para os consumidores.

De acordo com fonte do setor petrolífero, a revisão da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2 deverá implicar um agravamento inferior a um cêntimo por litro em cada um dos combustíveis.

Esta taxa de carbono, que resulta da reforma da Fiscalidade Verde em 2014, foi criada no sentido de penalizar os produtos mais poluentes, procurando forçar o processo de transição para energias limpas. Com esta revisão, o Governo diz prosseguir “o objetivo de descarbonização da economia, estimulando a utilização de fontes de energia menos poluentes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de carbono vai aumentar combustíveis em até um cêntimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião