Wall Street em máximos com investidores otimistas com novo pacote de estímulos

As bolsas norte-americanas atingiram níveis recordes, com os investidores com fortes expectativas de que seja aprovado um novo pacote de estímulos à economia nos EUA.

As bolsas norte-americanas encerraram a última sessão da semana em alta, atingindo novos máximos. Os investidores estão otimistas quanto ao novo pacote de estímulos para a economia norte-americana, que está a ser discutido no Congresso, e parecerem deixar para segundo plano os dados sombrios relativos ao emprego.

Democratas e Republicanos no Congresso estão a discutir uma proposta na ordem dos 900 mil milhões de dólares para apoiar a economia norte-americana. E as expectativas quanto a um acordo estão a puxar pelos mercados, fazendo com que os investidores deixem para segundo plano os dados relativos ao emprego revelados esta sexta-feira.

Em novembro, foram criados apenas 245.000 postos de trabalho, quando as estimativas apontavam para 481.000. Estes dados ficaram aquém do esperado e revelam que o emprego do outro lado do Atlântico está a desacelerar. Ao mesmo tempo, no mês passado, a taxa de desemprego caiu para 6,7%, contra os 6,9% em outubro. Estes dados superam as previsões do Governo norte-americano que apontava para uma queda de 7,1%. Ainda assim, fica aquém das estimativas dos analistas que apontavam para um recuo de 6,8%.

No seguimento destes dados, o líder do Senado Chuck Schumer, escreveu no Twitter, que o relatório demonstra “que a necessidade de ajuda de emergência forte e urgente é mais importante do que nunca”. Também Joe Biden pediu mais estímulos, observando que o relatório de antecipa um “inverno sombrio”, apontou citado pela I (acesso livre, conteúdo em inglês).

Neste contexto, o índice de referência S&P 500 ganhou 0,87% para os 3.698,48 pontos, enquanto o industrial Dow Jones subiu 0,80% para os 30.208,24 pontos, um novo máximo. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,68% para os 12.461,25 pontos. Todos os índices registaram recordes intradiários e de fecho.

Nesta sessão, um dos grandes destaques foram as ações ligadas ao setor petrolífero, depois de os maiores produtores mundiais terem chegado a acordo sobre a estratégia para o mercado em 2021, afastando uma nova crise entre os países. Nesse sentido, a Chevron subiu 3,88% e a Caterpillar 4,34%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em máximos com investidores otimistas com novo pacote de estímulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião