Siza diz que salários da TAP são superiores a outras companhias aéreas

Ministro da Economia falava no fim da concertação social, numa altura em que o Governo finaliza um plano de reestruturação que inclui cortes salariais.

Os gastos da TAP com salários são superiores aos de outras companhias aéreas, segundo o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital. Pedro Siza Vieira falava, após a reunião da concertação social em que discutiu a subida do salário mínimo nacional, na véspera da entrega a Bruxelas do plano de reestruturação da TAP, que irá implicar despedimentos e cortes salariais.

“As remunerações que são pagas a muitos dos trabalhadores [da TAP] são superiores ao que as suas congéneres e concorrentes suportam”, disse Siza Vieira. Segundo apurou o ECO, o plano de reestruturação que será enviado à Comissão Europeia prevê a saída de dois mil trabalhadores e cortes salariais até 25%, bem como reduções na frota para 88 aviões para fazer face a necessidades de liquidez que totalizam os três mil milhões de euros até 2024.

Todas as companhias aéreas tem de fazer este esforço porque neste momento não há passageiros”, sublinhou o ministro. Apontou o exemplo da alemã Lufthansa que irá implementar cortes nos salários de cerca de 45%, despedir 27% dos trabalhadores e reduzir também a frota.

“É preciso fazer um esforço muito significativo para assegurar que a TAP não se mantém [só] em 2021, ou 2022, mas tem a possibilidade de se aguentar mais tarde”, acrescentou, lembrando ainda que a condição da Comissão Europeia para o apoio público é “a demonstração que a TAP tem viabilidade a longo prazo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siza diz que salários da TAP são superiores a outras companhias aéreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião