Portugal entre os países europeus com menos vagas de emprego

Em Portugal, a taxa de vagas de emprego é de 0,7%, significativamente abaixo da média europeia de 1,7%.

Portugal tem a segunda taxa de vagas de emprego mais baixa da União Europeia: 0,7%. De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, só a Grécia aparece mais abaixo na tabela (0,5%). Em comparação, a média da União Europeia e da Zona Euro fixou-se, no terceiro trimestre de 2020, em 1,7%.

Segundo o Eurostat, entre julho e setembro, a taxa de vagas de emprego aumentou 0,1 pontos percentuais (p.p) face ao trimestre anterior, tanto no bloco comunitário como na área da moeda única, isto é, subiu de 1,6% para 1,7%. Em termos homólogos, registou-se, contudo, um recuo de 0,5 p.p., uma vez que, no terceiro trimestre de 2019, a taxa em causa tinha atingido os 2,2%.

A nota publicada esta segunda-feira detalha que em 24 dos Estados-membros (incluindo Portugal) a taxa de vagas de emprego diminuiu, entre julho e setembro face ao período homólogo, tendo as maiores quedas sido registadas na Alemanha (-1 p.p), na República Checa (-0,9 p.p) e na Letónia (-0,8 p.p).

Ainda assim, foi na Grécia, na Polónia e em Portugal que se verificaram, tudo somado, as taxas mais baixas de vagas de emprego, do bloco comunitário, no terceiro trimestre. Na Grécia, a taxa fixou-se em 0,5%; Já na Polónia e em Portugal, ficou nos 0,7%.

No que diz respeito particularmente em Portugal, a taxa manteve-se estagnada face ao trimestre anterior, mas caiu 0,3 p.p. em comparação com o período homólogo. De notar que a percentagem de empregos “livres” no setor dos serviços foi superior à percentagem relativa ao setor da construção e da indústria: 1% contra 0,7%.

Em contraste, foi na República Checa e na Bélgica que se registaram, entre julho e setembro, as taxas de vagas de emprego mais elevadas da União Europeia: 5,3% e 3,3%, respetivamente.

A taxa de vagas de emprego é a proporção de postos de trabalho “livres” para o total dos postos de trabalho disponível num certo país, expressa em percentagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os países europeus com menos vagas de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião