Anacom lança portal para explicar tecnologia do 5G

A Anacom lançou um site para explicar aos consumidores o que é o 5G e como funciona a tecnologia. Espera-se que os primeiros tarifários surjam no primeiro trimestre de 2021.

A Anacom lançou um site para explicar aos consumidores o que é o 5G e quais as principais características e aplicações da quinta geração de redes móveis de comunicação, seguindo as indicações do Conselho de Ministros.

A página principal refere que “o 5G está a chegar” e “será a base de grandes inovações”, esperando-se o lançamento das primeiras ofertas comerciais durante o primeiro trimestre de 2021.

Captura de ecrã do Portal 5G, desenvolvido pela Anacom.Anacom

Designado “Portal 5G”, o novo site do regulador “pretende ser uma iniciativa aberta à sociedade civil, às comunidades industriais, ao poder local e ao sistema científico e tecnológico”. A plataforma inclui um vídeo explicativo sobre como funciona a tecnologia, prometendo benefícios como “maior velocidade” da rede, “massificação da comunicação entre dispositivos” e “conectividade permanente e mais fiável”.

“Numa estratégia de melhoria contínua e de inclusão das melhores práticas, o Portal 5G irá crescendo em termos de conteúdos e contributos para que se torne um espaço reconhecido e útil quanto aos avanços e experiências” no 5G, informa o regulador num comunicado.

O Portal 5G vai também incluir “informação sobre o leilão lançado pela Anacom para a atribuição de faixas de frequências que permitirão a introdução do 5G em Portugal”. Esta semana, o presidente da Anacom disse ver condições para a conclusão do processo em janeiro de 2021.

A Anacom sublinha que, “numa área que tem sido profícua em matéria de desinformação e notícias enganosas”, é importante que “todas as partes interessadas saibam que neste novo portal encontrarão informação validada, atual e credível, produzida por organismos nacionais e internacionais de referência, e instituições públicas e privadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anacom lança portal para explicar tecnologia do 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião