“Executivo tem de governar melhor” em 2021, avisa Rui Rio na mensagem de Natal

Na mensagem de Natal, Rui Rio deixou vários alertas ao Executivo de António Costa, sobretudo na forma como está a agir ao nível do SNS, mas também nos dossiers TAP e Novo Banco.

“O Governo tem de governar melhor do que tem vindo a fazer”, alerta o presidente do PSD na sua mensagem de Natal. Os alertas de Rui Rio vão não só para a forma como o Executivo tem gerido o Serviço Nacional de Saúde, porque é preciso reduzir a taxa de mortalidade em Portugal que não está apenas associada à Covid-19, mas também para os dossiers TAP e Novo Banco.

Rui Rio, numa mensagem gravada em vídeo, relembra que o PSD,” desde o princípio”, tem “cooperado com o Governo no combate à pandemia, mas há outros dossiers onde o Governo tem de melhorar como por exemplo o caso da TAP e do Novo Banco”, frisou. “Porque são milhões de impostos que têm sido despejados em cima da TAP e do Novo Banco por erros de gestão e de opções políticas”, justificou.

Para o presidente, esses milhões fazem falta “em muito outro sitio como saúde, educação e também na redução ou não aumento da dívida pública”. Rio recorda que o facto de a dívida continuar vai “penalizar” o país no futuro. O Estado português endividou-se em mais 3.258 milhões de euros até outubro face ao que tinha acontecido até à mesma altura do ano passado, segundo um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Reconhecendo que desde 2019 que o Executivo não tem “manifestamente” sido capaz de responder aos desafios que se colocam ao SNS, Rio espera que, “em 2021, o Governo consiga reorganizar o SNS de modo a que a taxa de mortalidade regresse ao normal”, ou seja “para que não morram mais portugueses porque a assistência é mais deficiente do que normalmente o é”.

Este é “um Natal diferente por causa da pandemia” — reconhece Rio — mas “vamos ter esperança de que, em 2021, vamos conseguir voltar a relançar o país”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Executivo tem de governar melhor” em 2021, avisa Rui Rio na mensagem de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião