Manuel Vicente implica Eduardo dos Santos na corrupção da Sonangol

  • ECO
  • 24 Dezembro 2020

Eduardo dos Santos terá sido o responsável pelo negócio multimilionário que envolveu a Sonangol e o CIF, mas também pela compra de uma frota de Airbus e jatos executivos pelo consórcio China-Sonangol.

O ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente entregou documentos que atribuem ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos a autoria de negócios suspeitos de corrupção na Sonangol, numa audiência no palácio presidencial, revela o Expresso (acesso pago) esta sexta-feira.

José Eduardo dos Santos terá sido o responsável pelo negócio multimilionário que envolveu a Sonangol e o CIF, do empresário sino-britânico Sam Pa; pela compra de uma frota de Airbus e jatos executivos pelo consórcio China-Sonangol, que tem uma participação angolana de 30%, que voa sem o controlo das autoridades de Luanda e ainda de alegadamente ter sido o mandatário da operação que deu origem à construção, com fundos da petrolífera angolana, dos três edifícios que estavam na posse de algumas figuras da Sonangol e que entretanto foram nacionalizados.

Com estas provas poderão ter sido esclarecidas algumas das suspeitas de corrupção que recaem sobre o próprio Manuel Vicente e sobre o general Hélder Vieira Dias (Kopelipa), antigo chefe da Casa Militar, acrescenta o Expresso. José Eduardo dos Santos em reação tentou contactar com João Lourenço e quer falar com procurador-geral

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manuel Vicente implica Eduardo dos Santos na corrupção da Sonangol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião