Saber o quê e com quem comunicar: a receita para gerir (e gerar) dinheiro a partir de qualquer parte do mundo

Criar comunidades online ou começar um negócio de vendas sem ter contacto com o produto, o designado "dropshipping", são algumas das estratégias para criar negócios de sucesso na internet.

John Oliveira, especialista em negócios digitais, foi um dos primeiros nómadas digitais em Portugal e foi ao Nómada Digital Summit para explicar como criar um império com recurso a “comunidades” no online. Hoje, o seu principal negócio é uma comunidade de mais de um milhão de pessoas no Facebook, que se dedica apenas a uma temática: unhas. Para criar um site com sucesso é necessário encontrar o nicho a explorar, construir uma comunidade de pessoas, e investir em publicidade e e-commerce para garantir o tráfego online.

A Pessoas acompanhou os temas em debate na 1.ª edição do Nómada Digital Summit, que a partir de agora pode rever de forma integral no site oficial do evento.

Se está a pensar em comércio online, também pode optar pelo dropshipping: uma forma de comércio online, na qual o dono da loja online nunca tem contacto com o produto. Compra-o a um preço mais baixo e vende-o a um preço mais elevado diretamente ao consumidor. Vasco San-Payo, fundador da Excuse me bro, mudou-se para Bali (Indonésia) e, a partir dali, gere o seu negócio de dropshipping. Para o empreendedor, este tipo negócio deve começar com um investimento de 1.000 euros, sendo que 900 euros devem servir para marketing e anúncios nas redes sociais.

Se, por outro lado, está a pensar criar um evento online, uma das estratégias poderá ser inverter a forma convencional: venda os ingressos para um evento antes de o preparar e utilize essa fonte de rendimento para o organizar, explicou Cristiano Btzar, fundador da Bnext1, uma empresa especializada em consultoria informática.

E como, para todos os negócios, são precisas boas contas, Ludmila Rebola, especialista em contabilidade para trabalhadores independentes e freelancers, garante que os recibos verdes podem oferecer mais vantagens do que se pensa, desde que os profissionais sejam devidamente acompanhados por um contabilista. De acordo com a contabilista, até aos 30 mil euros de faturação compensa continuar com o sistema de recibos verdes e só a partir desse valor se deve pensar em abrir uma empresa em nome próprio, sendo que a viabilidade vai sempre depender das despesas do negócio.

Os negócios online foram um dos temas em debate na Nómada Digital Summit 2020, com 19 conferências.

A internet abriu-nos portas a um sem fim de novos negócios que vão muito além de comércio online. Blogs, cursos online, coaching, agências e muitos mais negócios que se aproveitam de forma positiva da internet para conquistar o mundo online. Num mundo de possibilidades infinitas urge aprender sobre os desafios dos vários negócios, os primeiros passos e como gerir e escalar negócios 100% online“, explica à Pessoas Gonçalo Hall, um dos fundadores da Nómada Digital Summit, em antecipação da segunda edição, que terá um dia dedicado ao tema dos negócios online.

A segunda edição da Nómada Digital Summit vai decorrer entre 8 e 10 de abril de 2021 e o trabalho remoto será o centro do debate. Durante três dias estarão no foco temas como a educação, competências, freelancing, o emprego remoto, os negócios online e, tal como sugere o nome, o nomadismo digital. A novidade este ano surge no terceiro dia, que vai incluir workshops nas áreas de freelancing, emprego remoto e empreendedorismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saber o quê e com quem comunicar: a receita para gerir (e gerar) dinheiro a partir de qualquer parte do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião