Pedro Nuno Santos justifica salários na TAP. “Encargos com salários da administração caíram 33%”

Pedro Nuno Santos justifica os aumentos salariais de dois gestores executivos e confirma que Miguel Frasquilho abdicou do aumento salarial.

“A TAP não teve qualquer acréscimo de custos salariais com as funções desempenhadas pelos três administradores, bem pelo contrário“. É esta a primeira explicação do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, sobre os aumentos salariais de Miguel Frasquilho, Ramiro Sequeira e Alexandra Vieira Reis. Questionado pelo ECO, respondeu por via de um comunicado: “Comparando o mês de março com o mês de dezembro do atual ano, os encargos com o Conselho de Administração da TAP, na sua atual configuração, reduziram-se em 33% em valores brutos”.

A notícia é do ECO: Com a passagem a CEO interino da TAP, o salário de Ramiro Sequeira passou para 35 mil euros brutos por mês. O montante é quase o dobro do que o gestor ganhava no cargo anterior de chief operating officer (COO), mas fica abaixo da remuneração do antecessor Antonoaldo Neves. O aumento foi decidido em outubro pela Comissão de Vencimentos da TAP, onde o Estado não está representado, começando a ser pago agora.

Agora, Pedro Nuno Santos clarifica os números do presidente interino: “Ramiro Sequeira era até setembro passado chief operating officer (COO) da TAP e passou a presidente executivo interino (CEO). Passou, assim, a ocupar uma função com um evidente acréscimo de responsabilidades, e que implicou um aumento salarial. Também Alexandra Vieira Reis passou de chief procurement officer (CPO) da TAP, um cargo diretivo, para administradora executiva e, com isso, foi feita a atualização salarial correspondente à mudança de funções”.

Assim, justifica o ministro,”o Governo gostaria ainda de clarificar que Ramiro Sequeira e Alexandra Vieira Reis estão a acumular as novas funções com as funções antigas e que o aumento salarial que tem sido noticiado contabiliza as duas funções que, transitoriamente, ocupam em simultâneo”. Como o ECO já tinha revelado, Ramiro Sequeira deverá manter-se na comissão executiva quando for contratado o gestor internacional, e aí a sua situação remuneratória será revista. Ao salário que auferia, o gestor acumula um salário mensal de 22 mil euros brutos como presidente interino.

Neste comunicado, em resposta às perguntas do ECO, o ministro das Infraestruturas garante que, “no futuro, quando o plano de restruturação estiver a ser aplicado, foi também já decidido que, enquanto que o corte salarial dos trabalhadores atingirá um máximo de 25% (e apenas nos salários mais elevados), no caso dos administradores ele será de 30%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Nuno Santos justifica salários na TAP. “Encargos com salários da administração caíram 33%”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião