PSI-20 sobe pela quinta sessão e está perto de recuperar das perdas da pandemia

O principal índice nacional subiu 0,05% esta terça-feira, acumulando cinco sessões consecutivas de ganhos.

A bolsa lisboeta está cada vez mais perto dos 5.000 pontos, aproximando-se do nível a que estava em março antes da queda profunda provocada pela pandemia. Esta terça-feira o PSI-20 subiu 0,05% para os 4.931,62 pontos, tocando em máximos de 4 de março, dia em que cotou nos 4.967,93 pontos. Esta é a quinta subida consecutiva da bolsa lisboeta que assim caminha para um final de ano em tom positivo.

A nível internacional, os principais índices norte-americanos renovaram máximos históricos e as bolsas europeias também valorizaram nesta terça-feira. A esperança dos investidores é que os estímulos orçamentais e monetários ajudem a acelerar a recuperação da economia à medida que a vacina é administrada e os consumidores e as empresas recuperam a confiança perdida.

Em Lisboa, oito cotadas fecharam em alta, oito cotadas encerraram em baixa e outras duas ficaram inalteradas. Entre as subidas, o destaque vai para a Sonae que subiu 2,42% para os 67,6 cêntimos, seguindo-se a Novabase e a Corticeira Amorim que também subiram mais de 1%.

A EDP valorizou 0,27% para os 5,26 euros, após ter fechado ontem em máximos históricos. Esta segunda-feira a elétrica anunciou a venda de 15,5% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 271 milhões de euros.

Já a EDP Renováveis fechou inalterada nos 23 euros, depois de também ter encerrado a sessão de ontem em máximos históricos. Esta terça-feira a EDP Renováveis conclui venda de posição em portefólio solar e eólico nos EUA por 560 milhões de euros. As duas empresas do grupo EDP já valem mais de 40 mil milhões de euros, tendo em conta a valorização bolsista.

Entre as quedas, o destaque vai para a Ibersol com uma descida de 1,82% para os 5,4 euros, seguindo-se a Ramada, Pharol e a Mota-Engil com desvalorizações superiores a 1%. O BCP desceu 0,89% para os 12,29 cêntimos e a Galp Energia deslizou 0,84% para os 8,76 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe pela quinta sessão e está perto de recuperar das perdas da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião