5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos dados sobre a inflação na Zona Euro e o emprego em Portugal. No Parlamento, a ministra da Justiça é ouvida sobre as irregularidades no currículo do procurador europeu.

Serão conhecidos esta quinta-feira dados sobre a inflação na Zona Euro durante o último mês do ano passado, mas também estatísticas nacionais sobre o emprego. No Parlamento, a ministra da Justiça vai ser ouvida, devido à polémica do currículo com informações falsas do procurador europeu José Guerra. No Conselho de Ministros, serão decididas as medidas de restrição que vão estar em vigor no país até dia 15 de janeiro.

Ministra da Justiça é ouvida no Parlamento

A ministra da Justiça vai ser ouvida pelos deputados esta quinta-feira no Parlamento, depois de quatro partidos — PS, PSD, CDS-PP e Bloco de Esquerda — terem feito requerimentos “com caráter de urgência” para uma audição. O tema será a carta enviada pelo Estado português à União Europeia com um currículo do procurador europeu José Guerra que tinha informações falsas. O caso já levou à demissão do diretor-geral da Política de Justiça.

Governo decide medidas do estado de emergência

Chega ao fim o último período de estado de emergência em todo território nacional, que foi, no entanto, renovado por mais oito dias. É esta quinta-feira que serão decididas as novas medidas, na reunião do Conselho de Ministros, que vão estar em vigor até dia 15 de janeiro. O período é mais curto que os habituais 15 dias, o que é explicado pelos governantes com a falta de dados relativamente à altura do Natal e Ano Novo.

Termina reavaliação de recibos verdes que não receberam apoio

Esta quinta-feira marca a data limite para a Segurança Social reanalisar os processos de seis mil trabalhadores independentes que ainda não receberam o apoio extraordinário. De acordo com a Segurança Social, não está em causa um atraso, mas sim uma “segunda oportunidade”, porque a informação disponível levaria à rejeição destes pedidos, daí que se tenha decidido reanalisar os casos.

Eurostat atualiza inflação

O Eurostat publica esta quinta-feira a estimativa rápida da evolução dos preços no consumidor nos países da Zona Euro durante o mês de dezembro, fechando assim o ano. Em Portugal, a inflação estagnou em 2020 depois de queda homóloga de 0,2% em dezembro. Além da taxa de inflação, o gabinete de estatísticas da União Europeia apresenta também dados relativos ao comércio a retalho para o mês de novembro.

Como evoluiu o emprego

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas do emprego referentes ao mês de novembro. Em outubro, a taxa de desemprego desceu pelo segundo mês seguido, registando uma queda mensal de 0,4 pontos percentuais para 7,5%. Já a população empregada aumentou 0,3% em outubro face ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião