Bilhete de transporte no cartão do banco pode chegar este ano

  • ECO
  • 11 Janeiro 2021

Poderá ser este ano que compra e utiliza um bilhete de transporte sem ser em formato físico, utilizando apenas o seu cartão de débito. A solução está a ser trabalhada pela Visa e pelas operadoras.

Pode estar para breve a substituição de bilhetes físicos por métodos de validação digitais através dos cartões de pagamento (cartões de débito ou crédito), para a utilização dos transportes públicos nas grandes cidades. Essa opção está a ser trabalhada entre a Visa e os operadores de transportes públicos em Portugal, segundo o Jornal de Negócios (acesso pago) desta segunda-feira.

O objetivo é ter o sistema de bilhetes digitais operacional este ano, utilizando a tecnologia contactless dos cartões de pagamento nas máquinas de validação à entrada de autocarros, comboios e metro. O novo sistema permitiria poupar tempo na compra do bilhete e reduzir o impacto ambiental.

“Há um conjunto de projetos nos quais estamos a participar muito ativamente, em várias capitais na Europa, para trazer novas soluções de mobilidade urbana, permitindo utilizar a tecnologia contactless como uma forma para aceder aos transportes públicos sem a necessidade de um bilhete físico”, revelou Paula Antunes da Costa, country manager da Visa em Portugal, notando que “2021 vai ser um ano em que, claramente, teremos novidades nessa área”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bilhete de transporte no cartão do banco pode chegar este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião