Estado recebe 207 candidaturas para ir para o interior

O Governo já recebeu 207 candidatos para ir para o interior num total de 740 pessoas. Até ao momento, já foram aprovadas 77 candidaturas, beneficiando a transição de 222 pessoas para o interior.

O Ministério da Coesão Territorial anunciou esta sexta-feira que a medida Emprego Interior MAIS recebeu 207 candidaturas, que inclui 740 pessoas que querem ir para o interior. O apoio monetário para estes trabalhadores já foi entregue a 222 pessoas de 77 candidaturas aprovadas até ao momento.

“Foram já aprovadas 77 candidaturas, o que significa que 222 pessoas já se mudaram para territórios do interior e beneficiaram deste apoio do Estado”, escreve o gabinete da ministra Ana Abrunhosa, assinalando que “o montante de apoios aprovado ascende a 230 mil euros”.

Além dos trabalhadores que se candidatam, esta contabilização inclui também os elementos do agregado familiar. Ao todo, até ao final de dezembro, foram recebidas 207 candidaturas que correspondiam a 740 pessoas.

A maioria dos candidatos (quase metade) corresponde a jovens até aos 34 anos com habilitações de nível superiores (64%). 50 das 77 candidaturas aprovadas referem-se a trabalhadores por conta de outrem. 22 referem-se à criação do próprio emprego e as restantes cinco a pessoas que criaram empresas.

Em termos territoriais, as candidaturas aprovadas até ao momento foram essencialmente para o Centro interior (52), seguindo-se o Norte (15), o Alentejo (10) e apenas uma para o Algarve.

Esta medida de apoio à mudança para o interior é operacionalizada pelo IEFP onde continuam abertas as candidaturas. Para ser beneficiário tem de ser desempregado ou estar à procura de um novo emprego, conseguindo garantir um contrato a tempo completo (com duração mínima superior a um ano) ou a criação do próprio emprego.

“O apoio financeiro direto a conceder a quem se mudar para o interior será de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros)”, explica o Ministério, acrescentando que “será ainda comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado recebe 207 candidaturas para ir para o interior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião