Nas notícias lá fora: Fatura da Covid-19, vendas de carros e Biden contra Trump

  • ECO
  • 19 Janeiro 2021

Empresas europeias precisam de mais 600 mil milhões de euros por causa da Covid-19. Setor automóvel sentiu, em 2020, quebra sem precedentes e a Alemanha pondera exigir o uso de máscaras FFP2.

A pandemia deixou marcas nas empresas europeias. Apesar dos apoios públicos, poderão necessitar ainda de mais 600 mil milhões de euros para sararem as “feridas” da crise sanitária. O crescimento da pandemia leva a Alemanha a ponderar tornar as máscaras FFP2 obrigatórias em lojas e nos transportes. Nos Estados Unidos da América (EUA), a aplicação Parler ficou novamente disponível, enquanto Joe Biden contraria Trump e promete manter encerradas as ligações aéreas da Europa, Reino Unido e Brasil para o país.

Bloomberg

Vendas de automóveis na Europa com quem sem precedentes

As vendas de automóveis na Europa afundaram em 2020. Segundo a Bloomberg, a retoma da procura na segunda metade do ano não compensou o colapso dos confinamentos no início da pandemia de Covid-19. Os registos de novos veículos novos caíram 24%, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a maior queda anual desde o início dos registos, em 1990. Dezembro foi o melhor mês, com uma queda de apenas 3,7%, em parte graças à Volkswagen e ao Grupo PSA.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

Reuters

Parler reaparece com o apoio da empresa tecnológica russa

A Parler, uma app de mensagens popular entre a extrema-direita norte-americana, regressou parcialmente à atividade com a ajuda de uma empresa tecnológica de propriedade russa. Parler tinha desaparecido da Internet depois dos seus utilizadores terem apelado à violência e publicado vídeos glorificando o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos, mas esta semana ficou novamente disponível com uma mensagem a dizer que o sistema está a ser restaurado.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Biden rejeita levantamento das restrições de viagens feito por Trump

O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, rejeitou o levantamento das proibições de viajar para os EUA a partir da Europa, Reino Unido e Brasil, que foram impostas, na primavera para responder à pandemia do coronavírus. O fim das restrições, decretado por Donald Trump, entraria em vigor a 26 de janeiro, mas a nova secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, escreveu no Twitter na segunda-feira à noite que a administração Biden não levantaria as restrições de viagem nesse dia. Biden toma posse na quarta-feira, 20 de janeiro.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Guardian

Alemanha avalia tornar máscaras FFP2 obrigatórias em lojas e nos transportes

A Alemanha está a estudar tornar obrigatório o uso de máscaras de filtro de proteção total (FFP2) nos transportes públicos e nas lojas, numa altura em que o país permanece em alerta máximo sobre o impacto de possíveis novas estirpes do coronavírus. Esta medida foi já tomada na Áustria e na Baviera. Quando utilizadas corretamente, as máscaras FFP2 terão capacidade para filtrar pelo menos 94% das partículas, mas são mais caras do que as máscaras comunitárias.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

El País

Empresas europeias vão precisar de até 600 mil milhões para travar impacto da pandemia

A pandemia teve um impacto nas empresas da União Europeia que ascende a um bilião de euros, segundo os cálculos da Associação de Mercados Financeiros da Europa. Os apoios públicos e o financiamento privado cobrem cerca de metade, sendo que as necessidades de capital das empresas para cobrir as perdas causadas pelas restrições devido à pandemia podem chegar aos 600 mil milhões euros, no pior dos cenários.

Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Fatura da Covid-19, vendas de carros e Biden contra Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião