Recuperação europeia só será “sentida como tal” em 2022, diz Vestager

  • ECO
  • 19 Janeiro 2021

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia aponta que, se a vacinação correr bem, poderão começar a emergir sinais de recuperação no outono.

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia reitera que a recuperação europeia só será “sentida como tal” em 2022, em entrevista à Rádio Renascença (acesso livre). Ainda assim, Margrethe Vestager admite que no outono já poderão começar a ser visíveis alguns sinais da recuperação, se a vacinação contra a Covid-19 correr bem.

“Se tivermos muitas vacinas rapidamente e pudermos de facto vacinar, então, claro que as coisas vão melhorar durante o outono e vamos sentir isso verdadeiramente em 2022″, defende.

Vestager destaca também a importância do digital nesta recuperação, que vai representar pelo menos 20% dos fundos de recuperação atribuídos aos Estados-membros. “Tanto no que diz respeito aos serviços digitais, como no que diz respeito à forma como o mercado digital funciona, há muito o que fazer”, indica.

Quanto ao 5G, Vestager aponta que o que tem retardado o lançamento “tem sido a desaceleração dos leilões”, bem como a pandemia. Reitera, no entanto, que este lançamento é necessário “para o 5G em si mesmo, mas também para a recuperação”, até para as empresas de telecomunicações poderem organizar os seus investimentos. “Esse tipo de investimento providenciará o tipo de atividade que estamos a pedir”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recuperação europeia só será “sentida como tal” em 2022, diz Vestager

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião