Hoje nas notícias: Confinamento, ministra da Justiça e bolsa

  • ECO
  • 20 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os portugueses tiveram de voltar a ficar confinados em casa, tal como aconteceu em março, depois de um aumento no número de casos e hospitalizações devido à Covid-19. No entanto, mesmo com estas restrições, o país pode ter mais de 1.100 doentes com o vírus a precisar de cuidados intensivos. Para fazer face à pandemia, o Governo avançou com moratórias e o adiamento de alguns pagamentos. Com a adesão a estas medidas, os portugueses vão ter de devolver cerca de mil milhões de euros que não foram pagos. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Mesmo com confinamento como março podemos ter 1.100 doentes Covid em UCI

O país voltou a estar em confinamento geral, com medidas que foram inclusivamente revistas e agravadas esta semana. Ainda assim, mesmo com restrições semelhantes às que existiam em março, pode ser demasiado tarde para evitar chegar a ter 1.154 camas nas unidades de cuidados intensivos ocupadas por doentes com Covid-19, no final da primeira semana de fevereiro, segundo as projeções de especialistas da NOVA Information Management School.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Bolsa de Lisboa arrisca cair para estatuto de emergente

Lisboa vive momentos complicados. Segundo a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o mercado de ações português cumpre os mínimos para integrar a lista de mercados desenvolvidos, estando em risco de cair para o estatuto de emergente. Tem apenas cinco empresas com uma capitalização bolsista superior a 2,8 mil milhões de euros, sendo que neste lote inclui-se a espanhola Merlin que está a evitar a despromoção da praça portuguesa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Portugueses podem ter de devolver mil milhões em apoios da Covid

O Governo adotou medidas de alívio no valor de 1.575 milhões de euros no âmbito da pandemia. Deste total, de acordo com a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), Executivo de Costa só abriu mão da cobrança de 518 milhões de euros. Ou seja, há mais de mil milhões de euros que são adiamentos e moratórias de receitas. São valores que não foram cobrados em 2020, mas vão ser exigidos mais tarde aos contribuintes.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Lares já receberam mais de mil idosos abandonados nos hospitais

Mais de mil idosos que foram abandonados nos hospitais já foram recebidos em lares. Esta situação ocorreu depois de a Segurança Social ter financiado vagas para aqueles que não tinham nenhum sítio para onde ir, numa altura em que os hospitais começam a estar sob pressão devido às hospitalizações por Covid-19.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Maioria dos portugueses quer saída da ministra da Justiça

A maioria dos portugueses quer a saída da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, depois de esta se ter visto envolvida numa polémica com a nomeação do procurador europeu, revela uma sondagem publicada no Diário de Notícias. No mesmo inquérito, os portugueses queixam-se ainda da queda de rendimento com a pandemia.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Confinamento, ministra da Justiça e bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião