5 coisas que vão marcar o dia

A partir desta sexta-feira as escolas passam a estar fechadas, naquele que é o último dia para os candidatos à Presidência da República fazerem as suas campanhas presidenciais.

A partir desta sexta-feira as escolas passam a estar fechadas e, ao final do dia, é proibido circular entre concelhos, tudo devido às medidas mais apertadas neste novo confinamento. O último dia da semana coincide também com o último dia que os candidatos à Presidência da República têm para fazer as suas campanhas presidenciais.

Escolas encerram portas devido ao confinamento

Esta sexta-feira, as escolas encerram portas por, pelo menos, 15 dias. A decisão foi tomada e anunciada ontem pelo Governo, na sequência do exponencial aumento de casos de infeção com coronavírus. Durante estas duas semanas, os alunos ficarão em casa, sem aulas, sendo depois este período compensado na altura das férias da Páscoa.

A partir das 20h não pode circular entre concelhos

A partir das 20h desta sexta-feira não pode circular entre concelhos. Esta é uma das muitas medidas decretadas pelo Governo para este novo confinamento. Esta restrição de circulação acaba às 5h de segunda-feira, ou seja, de domingo para segunda. Contudo, estão definidas algumas exceções, entre elas o de exercer o direito de voto este domingo.

Quantas pessoas morreram por semana no último ano?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta sexta-feira estatísticas preliminares sobre os óbitos ocorridos semanalmente no início do ano passado, mas também na primeira semana de 2021. Estado indicador permite perceber o excesso de mortalidade registada numa altura de pandemia, sendo especialmente importante a análise ao arranque deste ano, altura em que o número de casos, de internamentos e de óbitos por causa da Covid-19 começou a disparar.

Último dia de campanha para as eleições presidenciais

Hoje é o último dia que os sete candidatos à Presidência da República têm para realizar as suas campanhas. Isto porque amanhã, sábado, é dia de reflexão para os portugueses, na véspera de ir às urnas. Os custos com as campanhas presidenciais variam de candidato para candidato e parte desses custos é coberta pelo Estado, desde que o candidato alcance, no mínimo, 5% dos votos dos portugueses.

Comparar preços da energia? Eurostat tem a ferramenta

Quanto custa a eletricidade em Portugal? E um litro de combustível? E como comparam os preços pagos pelos consumidores nacionais com os dos restantes países europeus? O Eurostat publica esta sexta-feira uma ferramenta que permite analisar os custos de cada fonte de energia com o dos outros Estados-membros, bem como com a média da UE e da Zona Euro. Certo é que em muitos destes “rankings”, Portugal deverá aparecer no topo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião