Governo fecha stands de automóveis no novo confinamento. Inspeção do carro só por marcação

Stands de automóveis, de motas e bicicletas vão ter de encerrar portas neste novo confinamento. Medida entra em vigor este sábado.

O encerramento das escolas é a grande alteração às regras deste novo confinamento, mas há mais atividades que páram. O Governo decidiu, além das escolas, encerrar os tribunais e as Lojas de Cidadão, mas o decreto que regulamenta o estado de emergência, agora revisto, também fecha portas aos stands de automóveis, de motas e bicicletas.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, que entra em vigor este sábado, é decretado o “encerramento dos estabelecimentos de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos”. Se até agora podiam funcionar, com esta revisão das regras passam a estar de portas fechadas, ficando apenas a funcionar os canais digitais.

O Governo volta, assim, a impor o fecho de portas aos stands, como tinha feito no primeiro confinamento. No ano passado, estes apenas puderam reabrir a 4 de maio, o que levou a que em abril se registasse a maior quebra de sempre na venda de automóveis: foram comercializados apenas 3.803 veículos, uma diminuição de 84,6% em comparação com o mesmo mês de 2019.

Além dos stands, também os centros de inspeção técnica de veículos vão ter de fechar as portas, mas podem continuar a funcionar. Mas “passam a poder funcionar apenas mediante marcação”, refere o mesmo decreto. Ou seja, quem tiver de fazer inspeção, continua a ter essa obrigação mas não pode simplesmente deslocar-se a esses centros, tem de agendar a avaliação ao imóvel.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Governo fecha stands de automóveis no novo confinamento. Inspeção do carro só por marcação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião