Há menos notas falsas apreendidas. Maioria é de 20 euros e de “má qualidade”

O número de notas contrafeitas apreendidas pelo Banco de Portugal em 2020 diminuiu. Grande maioria das contrafações é de 20 euros e de "má qualidade".

O número de notas contrafeitas apreendidas no ano passado pelo Banco de Portugal (BdP) diminuiu 26%, revelou a instituição bancária. A maioria das notas apreendidas foi de 20 euros e apresentava “baixa qualidade”.

Ao todo, foram apreendidas 12.028 notas falsas, menos do que as 16.350 apreendidas em 2019. As notas de 20 euros foram as mais contrafeitas, num total de 6.292 apreensões, à frente das de 50 euros (3.034) e das de dez euros (1.823). Somaram-se ainda 443 notas de 100 euros, 324 notas de cinco euros, 83 notas de 500 euros e, por fim, 29 notas de 200 euros.

“A grande maioria das contrafações apreendidas é de baixa qualidade e pode ser facilmente identificada utilizando o método “tocar-observar-inclinar“, refere o BdP, cuja explicação é demonstrada neste site pela instituição.

O BdP refere ainda que as notas da segunda série de notas de euro (série Europa) têm uma “qualidade elevada”, o “que as torna difíceis de reproduzir”. Contudo, “é importante que os utilizadores verifiquem sempre as notas quando as recebem, porque uma nota contrafeita não pode ser trocada por uma nota genuína, ou seja, quem aceitar uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse não poderá recuperar o seu valor”.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Há menos notas falsas apreendidas. Maioria é de 20 euros e de “má qualidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião