Confiança empresarial na Alemanha cai em janeiro com paralisação da recuperação

  • Lusa
  • 25 Janeiro 2021

A confiança empresarial na Alemanha deteriorou-se em janeiro, porque a segunda vaga da pandemia paralisou a recuperação da economia alemã, avançou o instituto alemão ifo.

A confiança empresarial na Alemanha deteriorou-se em janeiro, porque a segunda vaga da pandemia paralisou a recuperação da economia alemã, anunciou esta segunda-feira o instituto alemão ifo.

Num comunicado, o instituto indica que o índice de confiança empresarial baixou de 92,2 pontos em dezembro para 90,1 pontos em janeiro, precisando que as empresas avaliaram a sua situação atual como pior do que no mês passado e as suas expectativas mais pessimistas.

Após oito aumentos consecutivos, o índice caiu este mês na produção, devido nomeadamente a expectativas menos otimistas entre as empresas da indústria transformadora, mas, em contraste, as avaliações da situação atual foram consideravelmente melhores.

A utilização da capacidade aumentou 1,6 pontos percentuais, para 81,8%, mas ainda é inferior à média a longo prazo de 83,5%, afirma o ifo.

No setor dos serviços, o indicador da confiança empresarial foi significativamente mais baixo, tendo as empresas ajustado em baixa as suas avaliações da situação atual e foram também muito mais pessimistas em relação aos próximos meses.

O desenvolvimento da carteira de encomendas foi mais fraco, especialmente nos transportes e logística.

No comércio, o índice do clima de negócios baixou a pique, com o indicador da situação atual a cair para terreno negativo e a registar a queda mais acentuada desde abril de 2020.

As expectativas também eram nitidamente mais pessimistas, com o sentimento a deteriorar-se em quase todos os segmentos retalhistas, em alguns casos drasticamente, adianta o ifo.

Este mês, em contraste com dezembro, muitos indicadores no comércio grossista também recuaram.

A confiança empresarial também se agravou na construção, tendo as avaliações da atual situação empresarial sido um pouco menos positivas e com mais empresas a mostrarem-se pessimistas face aos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança empresarial na Alemanha cai em janeiro com paralisação da recuperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião