Reciclar embalagens de bebidas vai dar prémios em Cascais

Já estão disponíveis no concelho 10 máquinas onde se pode depositar as embalagens de bebidas em troca de prémios. Objetivo é incentivar o aumento da reciclagem.

A Câmara Municipal de Cascais vai dar prémios a quem reciclar com o projeto iREC – Inovar na Reciclagem. Para tal é necessário instalar a aplicação CityPoints Cascais e reciclar numa das máquinas específicas para o efeito. A partir desta segunda-feira, já estão disponíveis no concelho as 10 máquinas onde se pode depositar as embalagens de bebidas em troca de prémios.

Os cidadãos podem encontrar as máquinas no Mercado da Vila de Cascais, em algumas lojas Auchan, Continente, E. Leclerc, LIDL e Pingo Doce, no município. O mapa pode ser consultado no site da Cascais Ambiente (pertencente à autarquia).

Por cada embalagem colocada na máquina – vidro, plástico ou metal – é emitido um talão com um código QR que tem pontos para serem convertidos na aplicação CityPoints Cascais. Segundo o comunicado, esses pontos poderão ser depois trocados por “prémios ou experiências oferecidas pelo município: batismo de cavalo ou de segway, passeio de burro com guia, visita a museu, pista de arborismo, palhinhas de aço inoxidável, escovas de dentes em bambu, entre muitos outros”.

A vereadora do Ambiente da autarquia, Joana Balsemão, diz que “é preciso aumentar a taxa de reciclagem em Portugal”. Apesar de Cascais ter cumprido o seu objetivo quanto ao número de pontos de recolha (893), ainda estão “aquém das metas de reciclagem”. De acordo com a vereadora, o projeto vem colmatar as falhas e tem como objetivo “recolher, por mês, um milhão de embalagens”.

Luís Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, explicou, na nota, que o projeto vem “promover a economia circular” e espera que este ajude a “promover uma mudança de comportamentos em relação ao consumo de bebidas em recipiente de uso único devido ao impacto que estes têm para o planeta”.

O iREC é financiado pelos EEA Grants e tem o apoio do Ministério do Ambiente. Será feito um estudo, com dados recolhidos pela Nova SBE, sobre o impacto ambiental e económico do projeto para que estes sistemas se tornem obrigatórios no país já no próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reciclar embalagens de bebidas vai dar prémios em Cascais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião