EDP Renováveis cai 5% e Lisboa regressa a valores de dezembro

A EDP Renováveis chegou a afundar 9% na sessão, tendo aliviado a queda e encerrando a perder 5%. O deslize castigou a bolsa de Lisboa num dia de perdas na Europa.

A bolsa de Lisboa recuou mais de 2% numa sessão marcada por quedas expressivas nas principais praças europeias. O aumento generalizado das infeções por Covid-19 está a gerar incerteza sobre a prometida recuperação económica em 2021, levando os investidores a venderem ações.

Enquanto o Stoxx 600 perdeu 1,1%, o alemão DAX caiu 1,6%, o francês CAC-40 cedeu 1,1%, o espanhol IBEX-35 desvalorizou 1,3% e o britânico FTSE 100 caiu 1,2%.

Portugal tem-se destacado pela negativa no cenário pandémico internacional e as ações portuguesas foram particularmente castigadas, com o PSI-20 a cair 2,2%, para 4.785,16 pontos, cotação que não era vista desde meados de dezembro.

A EDP Renováveis fixou o pior desempenho da sessão e contribuiu significativamente para esta que foi a sexta sessão consecutiva de quedas para a bolsa portuguesa. As ações da elétrica corrigiram e eliminaram os fortes ganhos que foram registando desde o início do mês. Os títulos, que chegaram a perder 9% na sessão, acabaram por fechar a valer 22,15 euros, uma queda de 5,14%.

Na banca, o BCP recuou 1,91%, para 11,31 cêntimos, e os CTT cederam 3,12%, para 2,33 euros. A EDP perdeu 2,30%, para 5,096 euros, pressionando também o índice lisboeta. No setor petrolífero, a queda da Galp Energia foi menos expressiva, ainda assim de 0,49%, para 8,578 euros cada título.

Os investidores estão mais cautelosos face ao aumento do número de casos de Covid-19, num dia em que Portugal voltou a bater recordes, com mais de 15 mil novas infeções e quase 300 mortes em apenas 24 horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis cai 5% e Lisboa regressa a valores de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião