Botijas de gás vão custar no máximo 24,77 euros até 14 fevereiro

O valor dos preços máximos dos gases de petróleo liquefeito (GPL) engarrafados sofreu uma atualização resultante de um agravamento em janeiro de 3,7%, do preço do butano, e de 16,6%, do propano.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) informou esta terça-feira que o valor máximo das garrafas de gás butano (as mais comuns usadas pelas famílias portuguesas) com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, será de 23,18 euros e 24,10 euros, respetivamente, a partir desta quarta-feira, 3 de fevereiro.

Fora dos preços regulados do gás ficam as botijas mais leves, como as Plumas da Galp, por exemplo, entre outros modelos de outras marcas, de acordo com o catálogo de garrafas de GPL comercializadas em Portugal da ERSE. Este regime de preços máximos só abrange as taras standard em aço, nas tipologias T3 e T5.

No gás propano, as garrafas terão este mês de fevereiro um preço máximo fixado pela ERSE de 20,27 euros, na garrafa de 9 kg, e de 24,77 euros, na garrafa de 11 kg, informou o regulador. Quanto às botijas maiores, usadas por restaurantes e hotéis), o preço do propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 71,09 euros e, na garrafa de 45 kg, 91,40 euros.

Diz a ERSE que o valor dos preços máximos dos gases de petróleo liquefeito (GPL) engarrafados sofreu uma atualização resultante de um agravamento em janeiro de 3,7%, do preço do butano, e de 16,6%, do propano, nos mercados internacionais.

Estes são os preços máximos a praticar pelos retalhistas de garrafas de gás até às 23h59 de dia 14 de fevereiro de 2021, em todo o território nacional. A estes apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda.

Com o novo confinamento geral no país decretado pelo Governo, uma das primeiras medidas anunciadas foi o congelamento dos preços do gás engarrafado, que ainda é usado por cerca de 2,3 milhões de famílias para alimentar fogões, esquentadores e caldeiras. Entre 18 de janeiro e 2 de fevereiro, as botijas de 13 kg de gás butano, as mais comuns, não custaram mais do que 23,87 euros (a um preço fixado pela ERSE em 1,836 euros por kg). Na mesma tipologia (GPL butano T3), as botijas de 12,5 kg custaram 22,95 euros.

O preço regulado do GPL engarrafado é determinado no primeiro dia do mês e aplica-se a partir do terceiro dia útil desse mesmo mês, até ao segundo dia útil do mês seguinte.

A fiscalização no terreno do cumprimento da lei continuará a ser realizada pela Entidade Nacional para o Setor Energético – ENSE, E.P.E., pela Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), pelas forças e serviços de segurança e polícia municipal, bem como pelas demais entidades com competências nesta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Botijas de gás vão custar no máximo 24,77 euros até 14 fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião