Francisco Rodrigues dos Santos avança com moção de confiança

"Estou pronto para confirmar a legitimidade política da minha liderança no tempo e lugar próprios", disse Francisco Rodrigues dos Santos.

Francisco Rodrigues dos Santos decidiu avançar com uma moção de confiança, recusando assim o desafio lançado por Adolfo Mesquita Nunes. O presidente do CDS defendeu que a sua “liderança não está nem nunca esteve preocupada com agendas pessoais, vaidades políticas ou taticismos internos”.

“Estou pronto para confirmar a legitimidade política da minha liderança no tempo e lugar próprios”, reiterou, em declarações transmitidas pelas televisões. Depois de auscultar várias figuras do partido, Rodrigues dos Santos concluiu que “é desejável um reforço da afirmação do CDS” sobre a sua liderança, iniciada há cerca de um ano.

O líder centrista solicitou assim ao presidente do Conselho Nacional do partido que convocasse uma reunião, onde irá apresentar uma moção de confiança à comissão política nacional do CDS. A reunião, de acordo com o Expresso, está agendada para sábado de manhã (11h00). “Não ignoro que alguns tenham decidido abandonar este projeto, mas também sei que são muitos mais os que querem reforçá-lo”, disse, referindo-se às saídas que têm sido anunciadas nos últimos dias.

Ainda esta terça-feira foi conhecida a demissão de José Miguel Garcez da Comissão Executiva do CDS, a quarta saída desde a semana passada. O antigo vice-presidente do CDS, Adolfo Mesquita Nunes, tinha proposto, também na semana passada, a realização de um Conselho Nacional para convocar eleições antecipadas para a liderança.

O partido precisa de uma estrutura saudável, unida e forte”, reiterou Rodrigues dos Santos. O presidente do CDS acrescentou que vai “honrar a missão” que lhe confiaram, apontando que, para si, “Portugal sempre esteve acima do partido, e o partido acima das circunstâncias pessoais”. “Respeito e cumpro a vontade dos militantes do CDS”, acrescentou.

(Notícia atualizada às 19h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francisco Rodrigues dos Santos avança com moção de confiança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião