Governo deu ordens para vacinar contra a Covid-19 dirigentes de lares

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2021

O Governo deu instruções às IPSS para que os “dirigentes ativos” fossem incluídos nas listas prioritárias da vacinação contra a Covid-19 em lares e unidades de cuidados continuados.

Afinal, o Governo deu indicações às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), para os “dirigentes ativos” serem incluídos nas listas prioritárias de vacinação contra a Covid-19 em lares e unidades de cuidados continuados, revela o Correio da Manhã (acesso pago).

A confirmação foi dada por Roberto Rosmaninho, representante da CNIS em Braga, que aponta que os dirigentes destas instituições recusam ser rotulados de “criminosos”. Mas não é caso único. “Seguimos à risca as orientações que nos chegaram do senhor primeiro-ministro, que indicavam que fossem incluídos utentes, funcionários e dirigentes ativos. Foi isso que fizemos ao indicar para vacinação pessoas que consideramos essenciais ao funcionamento da instituição. Não cometi nenhum crime”, explica ao mesmo jornal Conceição Marques, diretora do Centro Social de Sande S. Clemente, em Guimarães, que assume ter sido vacinada contra o novo coronavírus e ter indicado mais quatro pessoas.

Já Albino Carneiro, pároco em Serzedelo e Calvos, na Póvoa de Lanhoso e dirigente de duas IPSS vai mais longe e acusa o primeiro-ministro de “fugir às responsabilidades”, pedindo que assuma “as diretivas que deu”. Nos últimos dias, têm sido centenas os casos de alegada vacinação indevida, tendo já a polémica levado a que o Ministério da Saúde viesse alertar que este ato pode ser “criminalmente punível”, bem como a abertura de inquéritos por parte do Ministério Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo deu ordens para vacinar contra a Covid-19 dirigentes de lares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião