Como Elon Musk ajudou o Reddit a inflacionar o mercado

O homem mais rico do mundo tomou um dos lados da barricada no braço de ferro da GameStop... e não foi o lado de Wall Street. Elon Musk tem usado o Twitter para incentivar os pequenos investidores.

Elon Musk colocou-se do lado dos pequenos investidores no braço de ferro da GameStop.David Paul Morris/Bloomberg

Elon Musk não é um gestor ortodoxo. Quem o conhece mais de perto diz que o patrão da Tesla mete as mãos na massa e trabalha até cair para o lado. E quem o conhece das redes sociais já está familiarizado com as polémicas em que se vê embrulhado.

No Twitter, em concreto, Elon Musk parece não ter filtros. Quando, em 2018, se precipitou a anunciar que tinha financiamento assegurado para tirar a Tesla da bolsa, os mercados reagiram… e as autoridades também. Isso custou-lhe a presidência do Conselho de Administração da fabricante automóvel, até porque a informação, veio a provar-se, não era totalmente verdadeira.

Mas deixemos o passado e regressemos ao presente. Um presente em que uma empresa chamada GameStop, que gere uma cadeia de lojas físicas de venda de videojogos, vê as suas ações multiplicarem-se por cinco em poucos dias, em plena pandemia, efeito da ação coordenada dos investidores do fórum r/WallStreetBets, sem qualquer base fundamental. Ali, diariamente, partilham-se memes e piadas em jargão de mercados financeiros. Ao dar conta do fenómeno, Elon Musk não quis ficar de fora.

Alguns analistas costumam referir que a Tesla é uma marca de culto. Tal como o seu líder. No Twitter, aquele que já é o homem mais rico do mundo acumula mais de 45 milhões de seguidores. As suas palavras são ouvidas e não caem em saco roto. Foi ali que, várias vezes, Musk atirou contra os short shellers que apostam na queda da Tesla em bolsa. Para eles, até criou uns calções bem curtos, aos quais chamou de short shorts. Estivera à venda na loja online da empresa.

Quando deu conta da insurgência do Reddit contra os fundos que tinham posições curtas sobre as ações da GameStop, infligindo-lhes grandes perdas, Musk saltou para o palco e declarou o seu apoio ao movimento: “Gamestonk!!”, escreveu na rede social, com uma ligação para o referido fórum no Reddit. A expressão evoca o nome GameStop misturado com “stonks”, a forma como os investidores do r/WallStreetBets chamam às stocks (isto é, as ações). A publicação soma já perto de 253 mil “gostos” e foi repartilhada mais de 40 mil vezes.

Desde essa terça-feira, 26 de janeiro, a conta do gestor na rede social tem servido para publicar outras mensagens referentes à recente euforia dos investidores privados contra os grandes fundos e os short sellers, sobretudo como forma de apoio. Quando a aplicação de conversação Discord decidiu remover o canal do r/WallStreetBets, alegando que o discurso aí propagado violava as regras da empresa, Elon Musk colocou-se do lado dos investidores: “Até o Discord virou corpo… [corporativo]”, escreveu, numa altura em que a aplicação de trading Robinhood, a mais popular entre estes investidores, estava debaixo de fogo por ter limitado as negociações dos investidores.

Elon Musk não parou. A 28 de janeiro, escreveu uma mensagem contra a venda de ações a descoberto (a prática de short selling, em que o investidor vende ações emprestadas, na expectativa de as comprar mais tarde a um preço inferior, devolvendo-as ao dono original e ficando com a diferença): “Não podes vender casas que não deténs. Não podes vender carros que não deténs. Mas, podes ‘vender’ ações que não deténs?! Isto é bullshitshorting é uma fraude. [Só] é legal por razões vestigiais”, defendeu.

Com tudo isto, Elon Musk, o homem que leva astronautas da NASA até à Estação Espacial Internacional em módulos da SpaceX, e que aterra foguetões reutilizáveis em plataformas no oceano, deixou bem claro de que lado está — e não é do lado dos gigantes de Wall Street. No domingo de 31 de janeiro, anunciou que iria estar presente no Clubhouse, uma nova rede social exclusiva para utilizadores convidados e na qual só é possível comunicar por voz. Falou de colonizar Marte, de inteligência artificial, da Covid-19 e acabou a entrevistar em direto o cofundador da Robinhood, Vlad Tenev.

Outro tema abordado nessa conversa foi o das criptomoedas, que tem sido, igualmente, presença assídua no Twitter de Musk nos últimos dias. Recentemente, Musk alterou a descrição da sua conta na plataforma para “#Bitcoin”, o que desencadeou uma subida do valor da moeda virtual até perto dos 40 mil dólares a unidade. Já esta quinta-feira, associou-se a outro tema quente do Reddit e das criptomoedas: a volatilidade em torno da Dogecoin. “A DogeCoin é a criptomoeda do povo”, escreveu. O valor da DogeCoin disparou mais de 65% depois da publicação dessa mensagem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como Elon Musk ajudou o Reddit a inflacionar o mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião