Aulas do secundário já estão no canal 444 do cabo. Acordo com operadoras assinado de madrugada

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2021

O acordo que permite pôr a "telescola" do ensino secundário nas grelhas da Meo, Nos e Vodafone já está assinado. "Luz verde" foi dada às 2h30 desta segunda-feira.

As aulas da “telescola” para alunos do ensino secundário já estão a ser transmitidas no canal 444 das grelhas de televisão paga, depois de ter sido fechado um acordo às 2h30 da manhã desta segunda-feira. A informação foi apurada pelo ECO.

O Ministério da Educação tinha anunciado que os alunos deste nível de escolaridade iriam ter acesso às aulas a partir da televisão, tal como os dos restantes níveis de escolaridade, que já tinham acesso através da RTP Memória. Mas, à 25.ª hora, ainda faltava um acordo.

Como foi noticiado no domingo, pelo menos um dos operadores de televisão paga assegurou ao ECO que não haveria “telescola” no cabo enquanto o contrato que regula o processo não fosse assinado, desde logo por razões de legalidade.

Foi esse contrato que acabou por ser assinado já de madrugada, permitindo, deste modo, a implementação do projeto #EstudoEmCasa para o ensino secundário também na televisão. Até aqui, estava apenas disponível nas plataformas digitais pela internet, o que poderia deixar de fora os alunos que não têm computador ou acesso de qualidade à internet.

Deste modo, o #EstudoEmCasa do Ministério da Educação e da RTP fica, assim, disponível no canal RTP Memória em todas as plataformas de televisão no caso dos níveis de escolaridade do 1.º ao 9.º ano, enquanto os conteúdos para o ensino secundário estão já disponíveis no canal 444 da TV por cabo, no canal 8 da TDT no continente e no canal 9 da TDT nas regiões autónomas.

Depois de 15 dias de suspensão das atividades letivas por causa da pandemia, o ensino regressou esta segunda-feira, mas à distância. Milhões de alunos portugueses retomam assim a matéria, mas num regime de aulas não presenciais. Este regime irá vigorar por, pelo menos, outros 15 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aulas do secundário já estão no canal 444 do cabo. Acordo com operadoras assinado de madrugada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião