Não há desfiles, mas nestes municípios há tolerância de ponto no Carnaval

De norte a sul do país, conheça as localidades onde haverá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.

O Governo não vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval devido confinamento geral causado pela pandemia e ao facto de as crianças terem atividades escolares (à distância) para compensarem as férias antecipadas. No entanto, há autarquias que decidiram contrariar a decisão a nível nacional e dar o dia aos funcionários públicos.

As Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Braga, Leiria, Nazaré, Sesimbra e Torres Vedras vão dar tolerância de ponto e algumas estão mesmo a preparar alguns desfiles carnavalescos em formato online.

A autarquia de Torres Vedras criou um movimento chamado “Carnaval em Casa” que permite assistir a um conjunto de espetáculos online sem sair de casa. À semelhança da Câmara de Sesimbra que decidiu assinalar o dia com iniciativas online e de streaming das escolas e grupos de samba. Conheça as autarquias que vão dar tolerância de ponto:

  • Viana do Castelo, Monção, Valença e Arcos de Valdevez

A Câmara de Viana do Castelo vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, mesmo sem a realização do habitual corso carnavalesco. Além da capital de distrito, também as Câmaras de Monção, Valença e Arcos de Valdevez vão dar tolerância de ponto por estar prevista no Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP). Ao contrário das autarquias de Caminha e Melgaço, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira que decidiram não dar tolerância de ponto.

  • Braga

Ainda no norte do país, a Câmara de Braga também dará este dia de descanso aos trabalhadores, apesar de não ter “previsto quaisquer festejos de Carnaval organizados pelo município, mesmo que online”, explica fonte da autarquia. No Facebook, o município bracarense informa que “por motivos de interesse público”, alguns serviços essenciais vão permanecer abertos, entre os quais: cemitério, bombeiros, Polícia municipal, proteção civil, mercado municipal, aeródromo, parque de estacionamento do Rechicho, parque de campismo, campos da Rodovia, Quinta Pedagógica e Proteção Civil.

  • Sesimbra

A Câmara Municipal de Sesimbra vai dar tolerância de ponto no dia de Carnaval, apesar de este ano não se realizaram os tradicionais festejos e desfiles de Carnaval, devido à pandemia de Covid-19. “A tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval está prevista no Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) e já publicámos um despacho nesse sentido, mas apelamos aos munícipes que se mantenham em casa e respeitem o confinamento”, disse o presidente do município, à Lusa.

Quanto a festejos, Francisco Jesus explica que o Carnaval de Sesimbra, no distrito de Setúbal, será apenas assinalado com iniciativas online e de streaming das escolas e grupos de samba, não obstante o município ter mantido todos os apoios financeiros, como se o Carnaval de Sesimbra se realizasse nos moldes habituais.

  • Torres Vedras

Os festejos do conhecido Carnaval de Torres Vedras foram cancelados devido à pandemia, mas a autarquia decidiu dar tolerância de ponto na terça-feira e criar o movimento “Carnaval em Casa”. Os interessados podem acompanhar os “festejos” através do site ou nas redes sociais do movimento. “Criámos este movimento para que fiques em casa, para que tu, e todos nós brinquemos ao Carnaval de forma segura, para que passemos uma mensagem de esperança, e para que aqueles que estão sós, encontrem aqui a companhia de todos os que AMAM o Carnaval”, explica a autarquia na plataforma. Só em 1984 é que o Carnaval de Torres Vedras tinha sido cancelado devido às cheias ocorridas meses antes na cidade.

  • Leiria e Nazaré

A Câmara Municipal da Leiria confirmou ao ECO que os funcionários públicos não irão trabalhar neste dia, tal como a Câmara Municipal da Nazaré, que pertence ao distrito de Leiria. A última não irá, no entanto, promover qualquer evento relacionado com a época festiva, como forma de desincentivar aglomerações relacionadas com a festa que tradicionalmente atrai à vila mais de 80 mil foliões. Dois dos eventos integrados nestas festividades, e que não se realizaram, foram a apresentação dos Reis de Carnaval e a Marcha Geral.

(Notícia corrigida as 11H33 para reiterar a informação incorreta relativamente a tolerância de ponto da Câmara de Gaia. Pelo lapso, as nossa desculpas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Não há desfiles, mas nestes municípios há tolerância de ponto no Carnaval

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião