Nas notícias lá fora: Novo Banco, Fortnite e automóveis

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2021

A venda de automóveis na Europa teve o pior mês de janeiro de sempre. A dona da Fortnite reforçou o braço de ferro com a Apple. Em Espanha, há um novo favorito para comprar o Novo Banco.

A pandemia continua a abalar o setor automóvel na Europa: as vendas de carros atingiram a maior quebra de sempre em janeiro. Há movimentações no setor bancário: o Abanca é agora o favorito na corrida para a compra do Novo Banco em Espanha. Ainda no país vizinho, destaque para as taxas fixas que têm um peso de 30% nos novos créditos à habitação. A atualidade internacional é também marcada pela queixa da dona da Fortnite contra Apple à Comissão Europeia e pelos novos investimentos da Berkshire Hathaway.

Cinco Días

Abanca é o favorito para comprar Novo Banco em Espanha

O Abanca tornou-se favorito para a compra da filial espanhola do Novo Banco, cujo processo de venda está aberto há vários meses. A instituição financeira espanhola fechou a compra do Bankoa em 2021 e recentemente, adquiriu também o Deutsche Bank Portugal e a Caixa Geral de Depósitos em Espanha.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Pior janeiro de sempre para a venda de automóveis na Europa

As vendas de automóveis na Europa caíram um valor recorde em janeiro, devido aos confinamentos provocados pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, as matrículas de novos veículos afundaram 26% para 842.835. Foi em Espanha que se deu a maior quebra, na ordem dos 52%.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

Dona do Fortnite apresenta queixa a Bruxelas contra Apple

A Epic Games apresentou uma queixa formal contra a Apple à Comissão Europeia. Segundo a casa-mãe do popular videojogo Fortnite, a fabricante do iPhone utiliza o iOS para impor taxas “inviáveis” aos grupos rivais, em particular a comissão de 30% sobre as compras através da App Store. A disputa entre a Apple e a Epic Games começou no verão passado, quando a empresa de jogos encontrou uma forma de contornar a comissão da marca da maçã, desenvolvendo o seu próprio sistema de pagamentos para aplicações. A Apple não gostou e baniu o Fortnite da App Store.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Multimilionário Buffet aposta milhares de milhões na Verizon e Chevron

O multimilionário Warren Buffett acrescentou mais duas grandes marcas americanas à carteira de investimentos da Berkshire Hathaway. A empresa adquiriu 8,6 mil milhões de dólares (cerca de 7 mil milhões de euros) em ações da Verizon Communications, a maior operadora móvel dos EUA, e 4,1 mil milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros) em títulos da petrolífera Chevron, segundo um retrato regulatório dos investimentos realizados no último trimestre de 2020.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso condicionado/conteúdo em inglês)

El Economista

Maioria dos novos créditos à habitação em Espanha já tem taxa fixa

As taxas fixas estão a ganhar “terreno” nos créditos para a casa. Se em 2012 representavam apenas 2% do total dos empréstimos à habitação, em 2015 chegaram a 8,5% e, com as taxas Euribor a passarem para terreno negativo em 2016, o peso das taxas fixas nos novos créditos subiu para 30%. Em 2020, passaram a estar presentes em mais de metade dos financiamentos. Os grandes bancos espanhóis já comercializam cerca de 66% das novas hipotecas com taxas fixas, mais altas que as variáveis, procurando aumentar as suas margens.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Novo Banco, Fortnite e automóveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião