Lisboa instala 658 sensores de monitorização ambiental em 80 locais

Rede de sensores espalhados por toda a cidade monitorizarão em tempo real a qualidade do ar, níveis de ruído ou do trânsito.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou esta quinta-feira nas redes sociais Twitter e Facebook que a cidade vai ter, pela primeira vez, uma rede de sensores em toda a cidade que fará a monitorização em tempo real da qualidade do ar, níveis de ruído ou do trânsito.

No total, refere também a autarquia num comunicado enviado às redações, serão 80 estações, com 658 sensores distintos, a funcionar 24 horas por dia e a registar em permanência uma multiplicidade de dados que até hoje só podiam ser conhecidos com estudos pontuais.

A apresentação do projeto será feita esta sexta-feira, 19 de fevereiro, data em que estarão instalados e já a funcionar as primeiras oito de um total de 80 estações (Estrada de Benfica, Entrecampos, Cemitério de Carnide, Olivais, Madre Deus, Montes Claros e Avenida da República), numa cerimónia que decorrerá a partir das 12h em Entrecampos, com a participação do Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes.

Diz Medina que a rede estará totalmente instalada e a funcionar até ao final do mês de março. Desta forma, a partir do dia 31 de março, toda a informação medida estará em tempo real disponível para consulta por qualquer cidadão interessado através das plataformas de disponibilização de dados abertos, garante a autarquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa instala 658 sensores de monitorização ambiental em 80 locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião