Setor da energia pressiona PSI-20 e leva a queda de quase 1%

Cotadas como a EDP Renováveis, a EDP e a Galp Energia pressionaram o índice nacional na sessão desta segunda-feira. O PSI-20 fechou em terreno negativo.

O PSI-20 fechou esta segunda-feira com uma desvalorização de 0,91% para os 4.774,28 pontos, o que contrasta com a forte subida (+2,4%) da passada sexta-feira. O setor da energia foi dos que mais pressionou o principal índice nacional.

Nove cotadas encerraram a sessão em terreno negativo. A maior queda foi a da EDP Renováveis: a cotada desvalorizou 3,13% para os 19,22 euros. Segue-se a Pharol com uma queda de 1,74% para os 12,42 cêntimos, a Semapa que deslizou 1,64% para os 12 euros e o BCP que caiu 1,52% para os 12,27 cêntimos.

Além da EDP Renováveis, também a própria EDP caiu 1,43% para os 4,69 euros e a Galp Energia cedeu 1,12% para os 9,38 euros. A Galp chegou a cair mais de 3% até a meio da sessão, mas reduziu as perdas ao longo da sessão. A cotada reagiu assim aos prejuízos de 42 milhões de euros registados em 2020, um anúncio que foi feito antes do início da sessão. De tarde, o novo CEO da empresa fez saber que irá clarificar a estratégia em maio, prometendo mudanças.

As restantes nove cotadas fecharam em terreno positivo. A atenuar a queda do PSI-20 estiveram as subidas da Novabase e da Altri, ambas com uma valorização de 2,08%. Segue-se a Ibersol, Nos e CTT que somaram mais de 1%.

Na Europa, a sessão também foi negativa com o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, a cair 0,4%. Os índices alemão e britânico, por exemplo, também desvalorizaram nesta primeira sessão da semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor da energia pressiona PSI-20 e leva a queda de quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião