Wall Street abre em baixa à espera de Powell

Os investidores aguardam o discurso de Jerome Powell perante os membros do Senado, que poderá dar pistas sobre novas medidas da Fed para ajudar à retoma da economia norte-americana.

As bolsas norte-americanas abriram a sessão a prolongar as perdas da sessão anterior, com os investidores a preferirem aguardar pelo que dirá Jerome Powell esta terça-feira no Senado, que poderá dar pistas relativamente à estratégia da política monetária da economia norte-americana para os próximos tempos.

Esta terça-feira o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) vai discursar perante o Comité Bancário do Senado, sendo este o primeiro discurso de Powell desde que os democratas chegaram à Casa Branca e reconquistaram o controlo de ambas as câmaras do Congresso.

De acordo com a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), espera-se que o presidente da Fed tranquilize os investidores assegurando que o banco central conseguirá tolerar um ritmo mais acelerado do aumento dos preços, numa altura em que surgem preocupações relacionadas com a subida da inflação e das taxas de juro das Obrigações ao Tesouro (dívida norte-americana).

Neste contexto, esta terça-feira o índice de referência S&P 500 cai 0,66% para 3.850,74 pontos, enquanto o industrial Dow Jones desvaloriza 0,18% para os 31.465,04 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq é o mais penalizado, recuando 1,98% para 13.265,26 pontos, numa altura em que os investidores estão a vender fortemente as ações de cotadas ligadas ao setor. Já na sessão anterior, o Nasdaq tinha registado a maior perda percentual desde o início de fevereiro.

Entre as perdas das cotadas ligadas ao setor tecnológico, destaca-se a Netflix, que recua 0,98% para os 528,57 dólares, o Facebook, a perder 0,70% para os 258,51 dólares, e a Amazon, a ceder 2,23% para os 3.109,74 dólares. JÁ os títulos da Apple desvalorizam 3,17% para os 122 dólares, enquanto os da Alphabet, dona da Google, cedem 2,26% para os 2.018,16 dólares.

Nota ainda para a bitcoin que prolonga as quedas da sessão anterior, desvalorizando 7,49% para os 47.770 dólares, depois de ter chegado a cair 15% na sessão desta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em baixa à espera de Powell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião